jardim-do-dharma-logo
Sangye Nyenpa Rinpoche

Sua Eminência, o X Sangye Nyenpa Rinpoche

De acordo com a história da linhagem, o primeiro Sangye Nyenpa, Tashi Paljor (1457-1525) foi discípulo de Sua Santidade o VII Karmapa, Chödrak Gyatso. O atual Rinpoche é o décimo na linhagem de Sangye Nyenpa reencarnados.

Sua Eminência, o X Sangye Nyenpa Rinpoche nasceu em 1964 em Paro Taktsang, templo de Guru Rinpoche, no Butão, e foi reconhecido por Sua Santidade, o XVI Karmapa, que viu através de sua Visão de Sabedoria o local de nascimento, nome dos pais, o ano e o sinal de nascimento e, assim, deu indicações claras. Nyenpa Rinpoche nasceu em uma família de praticantes; Sangye Lekpa e a mãe Karma Tshewang Choden.

Na tenra idade de quatro anos, ele foi levado para o Mosteiro de Rumtek por Sua Santidade o XVI Karmapa Ranjung Rigpe Dorje, onde foi entronizado por Sua Santidade o XVI Karmapa, recebendo o nome de “Karma Palden Rangjung Thrinle Kunkyab Tenpe Gyaltsen Pal Sangpo”. Ele recebeu de Sua Santidade os votos de noviço e de Bodhisattva, muitas iniciações do mais elevado Yoga Tantra, instruções sobre Chagchen Da Ser, Marig Münsel (Eliminando a Escuridão da Ignorância), Chöku Tzubtsug (Apontando o Dharmakaya) etc., e foi introduzido à realização final.

Sua Eminência Sangye Nyenpa foi criado no Mosteiro Rumtek por Sua Santidade o XVI Karmapa e muitos outros mestres. Tinha uma relação particularmente próxima com Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche. O prévio IX Sangye Nyenpa Rinpoche, que faleceu em Rumtek em 1962, tinha sido o irmão mais velho de Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche. Desde cedo, ele estudou filosofia budista com vários professores das tradições Kagyu e Nyingma, incluindo Sua Santidade o XVI Karmapa e Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche. Sua formação foi aprofundada na aprendizagem dos textos do Sutrayana e do Tantrayana, filosofia, liturgia, meditação e assim por diante, no Instituto Nalanda, em Rumtek, Siquim, num total de dezoito anos e obteve o título de Acharya. Um erudito e praticante realizado. Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche lecionou durante três anos no Instituto.

Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche é um dos Rinpoches mais instruídos na filosofia e rituais tântricos. Quando a construção do Mosteiro Benchen foi concluída no início dos anos 1990, Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche deu a transmissão de todo o Kangyur a milhares de pessoas.

Nos últimos anos, ele restaurou a sua tradicional sede em Nangchen, o grande Mosteiro Benchen, que foi originalmente fundado pelo IV Sangye Nyenpa Rinpoche. O Mosteiro Benchen tem sido cuidado por ele e em 2006, no 15º dia do ano novo tibetano, o retiro de três anos, três meses e três dias começou sob a orientação de Sangye Nyenpa Rinpoche.

Seus outros projetos consistiram na conclusão de uma universidade monástica, ou “Shedra” em Pharping, perto de Katmandu, com o propósito de ensinar a filosofia budista. Ele também reconstruiu o mosteiro em Qinghai, na China, e também tem dado transmissões à Sua Santidade o XVII Karmapa, no Mosteiro Gyuto, assim como a muitos monges e para o público no Mosteiro Sherabling, na Índia.

Recentemente, Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche teve uma visão de construir um modesto centro de retiros em Gomphukora, no oeste do Butão, em um terreno religioso que foi abençoado por Guru Rinpoche com muitas orações auspiciosas realizadas ao longo do tempo e é um dos motivos de peregrinação no Butão.

Atualmente, Sua Eminência Sangye Nyenpa viaja para vários países da Ásia e, também, para a Europa todos os anos para difundir os ensinamentos do Dharma e dar transmissões ao público, tentando fortemente ajudar tantas pessoas quanto possível. Sangye Nyenpa Rinpoche reside no Mosteiro Benchen Phuntsok Dargyeling, em Katmandu, Nepal.

 

A Linhagem de Reencarnação Sangye Nyenpa

Os Sangye Nyenpa Rinpoches são membros da Ordem Karma Kagyü do Budismo Tibetano. Os membros da linhagem Sangye Nyenpa são considerados emanações do Pandita Mriti Jhana. O primeiro Sangye Nyenpa Rinpoche foi reconhecido pelo VII Karmapa Chödrak Gyatso e serviu como detentor da linhagem da Karma Kagyü passando as transmissões de linhagem completas para Sua Santidade o VIII Karmapa, Mikyo Dörje. A sede dos Sangye Nyenpa Rinpoches era originalmente o Mosteiro de Benchen, que fica 30 km ao sul de Jyekundo (Sudeste de Qinghai) e foi construído em torno da caverna de meditação do Sangye Nyenpa anterior.

O primeiro Sangye Nyenpa Rinpoche (1457-1525), também conhecido como Denma Drubthob ou Denma Drubchen, nasceu em Nyen Phodrang no Thadul Gyi Tsuglag Khang em Den Lhakhang Drölma, na parte leste do Tibete. Um grande e importante mestre da tradição Kamtsang ou Karma Kagyu. Com seis anos de idade, ele conheceu Sua Santidade o VII Karmapa Chödrak Gyatso, por quem desenvolveu uma fé extraordinária e com quem esteve por sete anos. Dele recebeu o nome Tashi Paljor. Na idade de oito anos, ele recebeu os votos de noviço (mais tarde a ordenação completa), iniciações e instruções profundas de Sua Santidade o VII Karmapa, e estudou todas as ciências exteriores e interiores com grande diligência, sob a orientação de Bengar Jampal Sangpo (entre os séculos XV e XVI).

Sua Santidade o XVII Karmapa, em seguida, instruiu-o a meditar por três anos em Kampo Nenang, dois anos em Tsurphu, dois anos em Palpung e um ano nas montanhas Tangla. Diz-se que, durante esses oito anos, ele contou unicamente com o “alimento da absorção meditativa”. Depois disso, ele passou mais cinco anos meditando em reclusão na ilha Semodo no grande lago conhecido como Namtsho. Tashi Paljor era um discípulo de Sua Santidade o VII Karmapa Chödrak Gyatso.

Quando tinha 43 anos, ele estava em sua terra natal em Denma, hospedado no último andar de um prédio de quatro andares, quando um grande terremoto ocorreu e, ao invés de ser morto e enterrado sob os escombros, ele voou e escapou ileso. Muitas pessoas testemunharam isso e desde então, ele foi chamado Mahasiddha Nyenpa. Ele passou para o Nirvana com a idade de 65 anos e, de acordo com Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche, a “base de emanação” de Sangye Nyenpa Tashi Paljor é o futuro Buda Maitreya. Ele também é considerado uma emanação do mestre indiano Jnanagarbha, um dos professores do grande tradutor Marpa.

Os Sangye Nyenpa Rinpoches seguintes foram:

II Sangye Nyenpa Lhünpo Rabten

III Sangye Nyenpa Geleg Nyingpo

IV Sangye Nyenpa Geleg Gyamtso, o fundador do Monastério Benchen. Como seus dois antecessores, ele viveu no grande monastério de Surmang, mas depois de passados anos, ele saiu de lá e começou a passear mundo afora. Um dia ele chegou a uma região chamada Ga. Ali encontrou um lugar particularmente agradável, onde fez o seu acampamento. Como ele gostou muito de lá, pensou que possivelmente seria um bom lugar para estabelecer um monastério.

Um dia, durante a meditação, ele notou um corvo particularmente grande e o pássaro pousou sobre uma grande rocha e dançou em cima dela, fazendo muito barulho. Intrigado com este comportamento incomum, ele aproximou-se para olhar o pássaro. Quando ele se aproximou da rocha, ele viu o corvo deixando cair algo de seu bico e, em seguida, voou para longe. Sangye Nyenpa subiu na rocha e encontrou o objeto que o pássaro havia deixado cair. Era uma pequena imagem turquesa do protetor Dorje Bernagchen, o principal protetor da linhagem Karma Kagyu. Esta imagem foi depois consagrada no santuário principal do monastério. Como ele considerou este um presságio muito bom, imediatamente começou a buscar a quem pertencia o terreno sobre o qual ele pretendia construir seu monastério.

O proprietário era um cacique local chamado Rardha Pontsong (Chime Rinpoche que vive em Londres é um descendente direto daquela família). Como Sangye Nyenpa relatou tudo o que tinha acontecido, Rardha Pontsong ficou imediatamente muito entusiasmado, doou toda a terra para Sangye Nyenpa e prometeu ajudar na construção. Logo após, a construção começou, mas obstáculos estranhos apareceram, tais como tempestades, terremotos etc. Ocorreu a Sangye Nyenpa que isto poderia ter sido causado pelo protetor da família Rardha, que não havia sido consultado ou a quem não haviam pedido permissão para construir o mosteiro.

Sangye Nyenpa, então, relatou a Rardha Pontsong todos os problemas e perguntou-lhe quem era o protetor da família. Mais tarde soube que era Shing Kyong Kunga Zhonnu e logo começou um retiro de um mês, favorecendo o protetor. Quando o protetor finalmente apareceu para Sangye Nyenpa, ele prometeu construir um santuário especial para ele, adorá-lo e fazer dele o protetor especial de Benchen e sua linhagem. Desde então, todos os seguidores dos lamas do Monastério Benchen se beneficiam, particularmente, de manter Shing Kyong Kunga Zhonnu como seu protetor. A construção do Mosteiro de Benchen seguiu tranquilamente depois disso e, desde então, o Mosteiro Benchen tem sido a sede dos Sangye Nyenpa Rinpoches e outros lamas do mosteiro. Durante a revolução cultural na década de 1960, Benchen foi completamente destruído e, recentemente, foi reconstruído pelo atual X Sangye Nyenpa Rinpoche.

V Sangye Nyenpa Deleg Nyingpo

VI Sangye Nyenpa Drubgyu Tendar

VII Sangye Nyenpa Sherab Nyingpo

VIII Sangye Nyenpa Tendzin Drubchog, que reconheceu Tenzin Chögyal como a reencarnação de Lama Samten, o 1º Tenga Rinpoche. Desde então, uma conexão especial foi estabelecida, a qual Tenga Rinpoche continuou a ter em sua última encarnação, desde os 3 anos de idade.

IX Sangye Nyenpa Geleg Drubpe Nyima, que faleceu no Mosteiro Rumtek em 1962. Era o irmão mais velho de Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche e o professor raiz do Ven. Benchen Tenga Rinpoche.

X Sangye Nyenpa Karma Palden Rangjung Thrinle Kunkyab Tenpe Gyaltsen Pal Sangpo

Sua Eminência o X Sangye Nyenpa Rinpoche foi reconhecido por Sua Santidade o XVI Karmapa.

Faça sua Inscrição