ESTUDO DO PRECIOSO ORNAMENTO DA LIBERAÇÃO - GAMPOPA
ESTUDO DO PRECIOSO ORNAMENTO DA LIBERAÇÃO - GAMPOPA
Quando Buda Shakyamuni transmitiu os ensinamentos sobre a natureza última da mente no Samadhiraja Sutra, ele pediu aos seus discípulos reunidos que eles fariam o voto de renascer no futuro para servir como guardião dessa preciosa sabedoria.
O bodhisattva Dawu Shunnu fez o voto de fazê-lo, e muitos anos depois renasceu como o Senhor Gampopa — que recebeu transmissão completa de Milarepa e entregou os ensinamentos sobre Mahamudra, a essência da mente, por todo o Tibete.
Gampopa (1079-1153, também chamado de Dakpo Lhaje, que significa o médico de Dakpo) nasceu em Nyal, no leste do Tibete.
No entanto, durante uma epidemia severa, ele não conseguiu salvar sua amada esposae filhos. Renunciando à vida mundana, ele fez os votos de monge, dedicou-se a estudar conforme os ensinamentos dos sutras e cultivou fortemente a aspiração de beneficiar todos os seres imparcialmente.
Vários sinais começaram a aparecer em seus sonhos juntamente com um estado inabalável de meditação por muitos dias.
Porém um dia, Gampopa ouviu três mendigos discutindo as qualidades milagrosas de Milarepa. Quando ouviu o nome do grande iogue, Gampopa foi tomado pela devoção e desmaiou.
Quando acordou, ele partiu para encontrar o grande mestre, que na época estava hospedado em um retiro isolado nas montanhas.
Finalmente, ele chegou aos pés de Milarepa, que o aceitou como discípulo depois de um mês.
Milarepa concedeu a ele todas as instruções da linhagem Kagyu, incluindo os Seis Yogas de Naropa. Depois disso, indicou que Gampopa fosse meditar em uma caverna desolada, e após alguns anos, Gampopa alcançou inúmeras realizações e finalmente, em apenas uma vida, atingiu a própria iluminação como o seu Mestre.
O Senhor Gampopa disse uma vez: “Para qualquer um que queira-me ver, ao estudar O Ornamento da Joia da Libertação é o mesmo que me conhecer.”
O Senhor do Dharma Gampopa é um boddhisattva do décimo bhumi e incorporou a essência do sutra Santiraksita, e do Lankāvatāra-sūtra. No O Ornamento de Joia da Libertação, esses ensinamentos profundos são apresentados de forma fácil de entender e acessível a todos.
O texto é um dos mais importantes da linhagem Kagyu e esta dividido em 21 capítulos.