jardim-do-dharma-logo
Estupas

O Dharma e a Construção da Estupa Interna

No Budha Dharma a historia é tratada como uma analogia no progresso no caminho do bodhisatwa

A geografia física corresponde e simboliza a estrutura e a topografia da mente
A biografia dos mestres detalha os meios para se atingir o estado budico
A filosofia descreve as varias visões que aparecem nos vários níveis diferentes de experiência
Enquanto no ocidente tentamos manipular o meio ambiente físico no Budha dharma o homem tenta harmonizar os elementos dentro de seu próprio ser para incorporar a compaixão interna que flui a partir desta harmonia. Este fluir da compaixão interna tenta ser aplicada a uma atenção sensorial simples para tornar a comunicação com o exterior espontânea e continua.
A estupa e um símbolo do estado budico
A stupa reúne a realidade condicionada pelos cinco elementos e a realidade ultima tornando-as uma em si mesma
Na sua realidade ultima a estupa é indestrutível e inviolável
Na sua simplicidade infinita e eterna, ela reúne a identidade dos Budas dos três tempos.
A simplicidade e a perfeição absoluta não podem ser compreendidas pelo intelecto, pois ela e a essência da mente.
A unidade é impensável inconcebível e perfeitamente vazia. È imaculada está alem de qualquer censura e é resistente a formulações. Chama-se Dharmadatu ou Espaço Livre.

O Dharmadatu, que literalmente significa “campo de dharma”, não tendo início ou fim, ele compreende todas as qualidades iluminadas puras. Transcendendo todas as formas de pensamento dualista, o Dharmadhatu acomoda o aparecimento de todos os Budas, que se manifestam pela compaixão para demonstrar o caminho à iluminação. O Dharmadhatu não tem substância nem forma; inefável e imutável, ele brilha através das formas de Budas e Bodhisattvas, incorporações da iluminação.
Como se diz no Swayambhu-purana, em éons passados, o Dharmadhatu puro surgiu de um lótus de mil pétalas, e, a partir da compaixão pelos seres vivos, tornou-se visível na forma de uma stupa.  A fundação onde a Estupa é erigida e como o dharmadhatu: o reino do Dharma, ao mesmo tempo a fundação e o contexto do todo.Em seu aspecto relativo da realidade a Stupa simboliza o corpo humano com seus quatro sofrimentos, nascimento, maturação, decadência e morte
Em seu aspecto relativo da realidade a Stupa simboliza o corpo humano com seus quatro sofrimentos, nascimento, maturação, decadência e morte  No reino sensorial a estupa e o meio pelo qual os bodhisatwas podem expressar-se num fluxo espontâneo de ação. A sua ação é devolver à originalidade prístina aquilo que foi degenerado. O reino estético é um oceano de vibrações que se tornam mais e mais turbulento à medida que se separa de sua origem e profundeza pacifica. Sensível à menor tremulação de dor e de prazer, o impulso estético cria seu próprio antídoto à desarmonia, na forma de uma divindade que se expressa através do meio sensorial.  Juntos o ultimo e o relativo, indivisíveis e indissolúveis compõem a natureza simbólica da Estupa.

A Estupa inclui em si mesma a tripla perfeição dos três corpos de Buda

  • O Corpo de Buda é a obtenção da ação fluente em todos os campos . Permite ao seu corpo reagir as eventualidades sem hesitação, com confiança e completo controle. Para o ser humano que quer atingir o corpo de Buda , a ação desinteressada e a pratica devocional é o caminho. Cada ação se torna uma oferenda à Estupa que é a Jóia que realiza todos os Desejos e a realizadora de Todas as preces.
  • A Fala de Buda: é a obtenção da voz interior a Voz de Buda, isto é obtido quando toda motivação egoísta foi eliminada da comunicação intrapessoal e toda aspiração egoísta foi destruída. A Estupa torna-se assim a divindade na qual todas as outras divindades são dissolvidas e purificadas pela luz e pelo fogo.
  • A Mente de Buda: é a obtenção da atenção plena que reduz toda percepção ao seu vazio essencial, permanecendo constantemente identificada com a substancia de todas as coisas , da qual nasce então a compaixão e a empatia por todos os seres. Aqui a estupa torna-se o Corpo da Simplicidade Infinita.
    Cada aspirante e seu crescimento espiritual é semelhante a construção física da Estupa

 

OS ASPECTOS CONSAGRADOS DA STUPA

BASE
A base da stupa contém muitas armas, muitos utensílios (utensílios de cozinha, relógios de parede, computadores, TVs e assim por diante), vasos, a lamparina de manteiga, mandalas de metal e as tsa-tsas.

Vasos/Potes – incluídos na stupa estão aproximadamente cinqüenta vasos de riqueza em geral, vasos da Terra e vasos Naga, todos incluindo os mantras de suas respectivas divindades, além dos ingredientes e relíquias necessários para sua transmissão de poderes e bênçãos. Além disso, outros vasos/potes são preparados para reverter a fome, a doença, a pobreza e os elementais, num total de 609 (120 para reverter guerras, 120 para reverter a fome, 120 para reverter as doenças e 252 para reverter a pobreza e os elementais).

Lamparina de Manteiga Kalpa – a Lamparina de Manteiga Kalpa remove a ignorância. Com aproximadamente dois pés de altura (66 cm), ela é feita de cobre, gravada com os oito símbolos auspiciosos, coberta de ouro e preenchida com manteiga protegida com uma camada de parafina. Sobre a base, os mantras apropriados são escritos em ouro. Junto com esta lamparina há onze vasos/potes preparados especificamente para a lamparina.

Mandalas – As três mandalas gravadas banhadas a ouro, cada uma com 50 cm2, são o chakra masculino, o chakra feminino e o Deus da Riqueza Ganapati.

Tsa Tsas cada uma é consagrada com seus respectivos mantras, e relíquias do corpo, fala e mente.

 

NÍVEL MÉDIO

O nível médio, logo abaixo da bumpa, é preenchido com objetos religiosos e tsa tsas.

BUMPA
A bumpa inclui uma estátua visível de Shakyamuni – consagrada com mantras enrolados e com as devidas relíquias especiais, tigelas de oferendas colocadas em frente à estátua de Shakyamuni, mantras e outras relíquias especiais e raras, além de certos objetos religiosos. MANTRAS São incluídos muitos mantras de divindades e mantras específicos para os diferentes níveis da stupa.

TSOG SHING (Arvore da vida)
Para dar o comprimento necessário, duas colunas centrais tsog shings percorrem desde a base da bumpa até a ponta do disco do sol e da lua no topo. Cada uma tem uma stupa esculpida no topo e um vajra na base. Elas são inscritas com mantras em ouro e relíquias consagradas em seus respectivos centros, depois são embrulhadas em seda e amarradas com os fios/as lãs das cinco cores. O topo inclui uma relíquia específica rara de osso do Buda. Na base da tsog shing estão as cinco pedras preciosas, pedras semi-preciosas, metais preciosos e relíquias.

DISCO DO SOL E DA LUA
O dossel, o disco do sol e da lua no topo da stupa preenchidos com as devidas mandalas e relíquias consagradas.

Faça sua Inscrição