jardim-do-dharma-logo
Kyabje Tenga Rinpoche

Kyabje Tenga Rinpoche

Tenga Rinpoche foi reconhecido como um dos tulkus do grande Mosteiro de Benchen no Tibete oriental. A história das encarnações de Tenga começa no tempo do oitavo Sangye Nyenpa, Tendzin Drubchog, o qual tinha como um de seus alunos, um lama altamente realizado chamado Gonkhen Samten. O título Gonkhen significa “especialista sobre os protetores” e lhe foi conferido por sua proficiência na meditação em Shing Kyong. O Lama Samten passou a maior parte de sua vida em retiro, meditando em seu yidam, Karma Pakshi, e em Shing Kyong. Muitas pessoas vinham vê-lo para receber sua bênção, que curava todos os tipos de problemas médicos e outros.

Vários anos após a morte do Lama Samten, Tenzin Drupchok viajou para Lhasa e, no caminho, conheceu um chefe local chamado Drungpa Pontshong, que solicitou iniciações. Enquanto Tenzin Drupchok estava hospedado com o chefe local, ele conheceu nessa família um menininho que perguntou se ele não iria devolver-lhe seu trompete de osso de coxa. Tenzin Drupchok imediatamente lembrou-se que, logo antes de morrer, o Lama Samten havia lhe dado seu trompete de osso de coxa e lhe pedido que tomasse conta dele por um tempo. Finalmente ele havia encontrado a reencarnação do Lama Samten.

Alguns anos mais tarde, voltando de Lhasa para o Mosteiro de Benchen, Tenzin Drupchok parou na casa do menininho e a família lhe deu o menino para que o levasse consigo. Logo após sua chegada ao mosteiro, ele começou a estudar a teoria e a prática da tradição Karma Kagyu, na qual obteve excelência, memorizando em um ano todos os rituais e cânticos de Benchen. Ainda jovem, recebeu a ordenação de Tenzin Drupchok e o nome Karma Tenzin Chogyal. Depois, quando ele tinha cerca de dezoito anos, Tenzin Drupchok lhe contou sobre o Lama Samten, que havia sido um lama tão destacado que Tenzin Drupchok tinha grandes esperanças para o futuro. Para cumprir esta promessa, ele sugeriu que Tenzin Chogyal entrasse em retiro sob a orientação do grande Jamgon Kongtrul.

Tenzin Chogyal seguiu seu conselho e viajou para o Mosteiro de Pepung para encontrar-se com Kongtrul Rinpoche. Com sua instrução, o jovem monge terminou com muito sucesso o retiro de três anos e tornou-se o assistente de Kongtrul Rinpoche por mais três anos. Kongtrul Rinpoche estava muito impressionado com ele, e quando tinha de ir a Lhasa, ele deixava Tenzin Chogyal tomando conta de seu centro de retiros. Após alguns anos, Kongtrul Rinpoche voltou e disse a Tenzin Chogyal que, já que agora ele era igual a ele em realização, era hora de voltar para casa em Benchen. Um dos presentes de partida que Kongtrul Rinpoche lhe deu, foi uma pintura de Mahakala de seis braços, que o último Tenga Rinpoche ainda possuia.

Quando Tenzin Chogyal voltou para casa em Benchen, Tenzin Drupchok havia falecido e, assim, ele teve que assumir a direção do mosteiro e a educação do novo Sangye Nyenpa, Geleg Drubpe Nyima. Além desse trabalho, uma das maiores realizações de Tenzin Chogyal foi a construção de quatro centros de retiro em Benchen: um para Jinasagara (uma elevada forma tântrica de Chenrezig), um para Kunrik (uma forma de Vairochana e este retiro também incluía Tara Branca e Shing Kyong), um para as seis doutrinas de Naropa e um para as seis doutrinas de Niguma.

Quando Tenzin Chogyal ficou velho, ele disse a seus monges que, como ele estava envelhecendo e as coisas estavam ficando difíceis para ele, ele deixaria Benchen e iria morar em “algum jardim agradável”. Todos foram solidários com ele e acharam que essa era uma ideia muito boa. Ele disse o mesmo a Sangye Nyenpa e lhe deu algumas de suas posses, inclusive a pintura do Mahakala de seis braços, para tomar conta enquanto ele estivesse longe. Poucos dias depois ele morreu.

Alguns anos depois, Situ Pema Wongchuk visitou Benchen e Sangye Nyenpa lhe perguntou como ele poderia encontrar a encarnação de seu lama, Tenzin Chogyal. Situ Rinpoche predisse o nome do pai e da mãe da criança, o ano de seu nascimento (1932) e disse que Sangye Nyenpa não teria que procurar longe, que encontraria a criança nas vizinhanças de Benchen. Depois de uma busca, eles encontraram a criança (o último Tenga Rinpoche), que tinha sete anos de idade.

Assim, ele iniciou seus estudos em Benchen, recebeu refúgio e o nome Karma Tenzin Thinle Namgyal de Situ Rinpoche. Aos dezesseis anos, ele foi instituido como um tulku e nos anos seguintes aproveitou para aprender medicina com um tio que era tanto lama quanto médico. Aos dezenove, ele recebeu a ordenação de Situ Rinpoche e, quando terminou os estudos, entrou num retiro de três anos. Durante esse período, tornou-se particularmente perito na meditação de Tara Branca (seu yidam) e no tummo. Diz-se que no retiro suas tigelas de água foram as únicas que não congelaram durante o inverno.

Em 1959, como resultado da invasão chinesa, Tenga Rinpoche deixou Benchen para ir para Lhasa e depois para o norte da Índia. Em seguida à sua chegada à Índia, ele foi para Rumtek, o assento de Sua Santidade, o Gyalwang Karmapa, onde o Rinpoche serviu como dorje loppon (mestre vajra) durante mais de nove anos. Em 1974, viajou com o Karmapa para o ocidente. Desde então, ele viajou extensivamente pelo ocidente, dando ensinamentos sobre o budismo. A cada dois anos, ele dava um seminário de três semanas na Alemanha, onde residiam muitos de seus alunos.

Em 1986, Tenga Rinpoche estabeleceu o novo Mosteiro de Benchen em Kathmandu, nos contrafortes de Swayambhu. Atualmente, este mosteiro é o centro para práticas rituais tradicionais da linhagem Karma Kamtsang. Os monges, sob a orientação tanto de Tenga Rinpoche quanto de Sangye Nyenpa Rinpoche, são treinados em meditação e estudos do Dharma em geral e, especialmente, nos rituais tântricos tradicionais como os mandalas de areia e as danças dos lamas. Duas vezes por ano, eles apresentam as danças dos lamas de Mahakala e Padmasambhava.

Atendendo aos desejos de Tenga Rinpoche e Sangye Nyenpa Rinpoche, foi inaugurada uma clínica médica em 1994. Esta clínica oferece cuidados médicos gratuitos não apenas para o mosteiro, como também para as pessoas locais que não podem pagar por tais cuidados.

Um centro de retiros foi construído na área de Parping, a vinte quilômetros de Kathmandu, como parte do Mosteiro de Benchen. Ele proporcionará o tradicional retiro de três anos para os monges, bem como acomodações para retiros mais curtos e mais longos para leigos.

Em 2012, ocorre a passagem de Tenga Rinpoche. Quando o momento finalmente veio, Sangye Nyenpa Rinpoche ofereceu as palavras do “Estado Esclarecedor de Thugdam” e as pronunciou diretamente dentro do ouvido de Tenga Rinpoche. De forma adequada, Tenga Rinpoche ajustou sua postura suavemente, colocou suas mãos no gesto de meditação e a partir desse momento, entrou em estado profundo de meditação, conhecido como “Thugdam”, um estado meditativo que grandes mestres realizados podem entrar depois que seus corpos tenham expirado. Logo depois disso, Sangye Nyenpa Rinpoche liderou a recitação das orações às Três Joias e, especificamente, a “Chamada do Lama ao Longe” composta por Jamgön Kongtrul.

Faça sua Inscrição