Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Estupas - A Manifestação do Buda na Terra



  • >No mês de março de 2018 estaremos dando inicio a transformação das Estupas do Jardim do Dharma. Iniciaremos cobrindo a Grande Estupa com azulejos para evitar o continuo desgaste que a chuva e a umidade produzem neste monumento que representa o Buda na postura de meditação.
    Lembramos que dentro da Grande estupa existem milhões de mantras assim como estão inseridas relíquias do corpo de Sakyamuni Buda, Bodhidharma, e inúmeros grandes mestres dos passado.
    Colaborar com este projeto de restauração e manutenção trará inúmeros benefícios a todos os colaboradores. Leiam com atenção o texto sobre o beneficio das estatuas e estupas.
    Desde já agradecemos qualquer colaboração, e não esqueça de deixar seu nome e numero do CPF para emitirmos um recibo de doação.

    SUA DOAÇÃO PODE SER REALIZADA ATRAVÉS DE DEPOSITO BANCÁRIO NA CONTA:
    BRADESCO
    AGENCIA 562
    CONTA 44582-7
    SOCIEDADE BRASILEIRA DE TAI CHI CHUAN E CULTURA ORIENTAL
    CNPJ 57280034/0001/02

    OS BENEFÍCIOS QUE RECEBEMOS AO CUIDAR E CONSTRUIR ESTUPAS E ESTATUAS

    (Resumo do Sutra Pedido pelo Rei Sagyal)

    O mérito recebido por fazer um objeto sagrado está diretamente em  relação ao número de átomos pelo qual o Objeto Sagrado é constituído. Os seres humanos que constroem um objeto sagrado irão definitivamente alcançar a posição e o poder de um rei num reino de devas ou de humanos; conseguirão a concentração perfeita dos reinos da forma e sem-forma; e finalmente alcançarão o estado de iluminação no qual não experimentarão o sofrimento do nascimento, da velhice e assim por diante. Mesmo uma criança fazendo um desses objetos sagrados de brinquedo tem a semente da iluminação colocada no seu contínuo mental.
    Tendo completada a Paramita da Prece, a pessoa se torna significativa e digna de contemplação (ou seja, se outra pessoa a toca,  vê, ouve ou se lembra dela). Isso constituí o mais elevado método de conseguir a Concentração da Compreensão do Estado da Prece.
    Manjushri perguntou ao Buddha -
    O Completo, o Destruidor que foi Além: "Presentemente o único Objeto  de Oferecimento para todos os seres sencientes é você, o Buddha. Depois que você se for para o estado de não-sofrimento o que podemos fazer? Por favor nos aconselhe".
    E o Buddha respondeu: "Fazendo oferecimentos para mim agora e fazendo oferecimentos à minha estátua no futuro será de igual mérito, não haverá a mais leve diferença. O fruto do resultado será o mesmo. Isto é devido ao poder da bênção do Buddha, que os seres comuns não podem compreender".
    Dizem os Ensinamentos  que os seres sencientes que atualmente não têm a fortuna de ver o Buddha necessitam de Objetos Sagrados do Corpo, Voz e Mente (estátuas, escrituras, estupas etc.).  Isto se torna o campo objetivo de acumulação de mérito. A existência, o desenvolvimento e a disseminação dos Ensinamentos do Buddha dependem desses Objetos Sagrados daqueles que foram para a Bênção ou Buddhas. 

    Toda paz, felicidade e sucesso para si próprio ou para os outros, temporária e definitivamente, é recebida na conseqüência desses Sagrados Objetos.
    Também se diz nos Ensinamentos que enquanto esses Objetos Sagrados existirem existirá o Ensinamento e continuamente se disseminará; os seres migratórios serão atraídos pelos Ensinamentos e serão capazes de purificar os carmas negativos e as obscuridades e completar as acumulações de mérito.

    Quem quer que beneficia, faz ou constrói esses Sagrados Objetos atingirá um reino puro no próximo renascimento e o lugar, o meio-ambiente e a nação onde se localiza este Sagrado Objeto é abençoada.
    É signo e símbolo de sucesso. O serviço para o Ensinamento de construir e criar um Sagrado Objeto é o completo e sublime método que realizará com sucesso nossas aspirações.
    No Tantra raiz de Chakrasamvara [tibetano: Dechog Domchung] é dito que o principiante das práticas tântricas deve fazer Sagradas Estátuas e assim por diante. Se isso se fizer, o praticante rapidamente atingirá grandes realizações.

Jardim do Dharma

Kagyü Dak Shang Chöling

Contato

São Paulo:
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 01 - Jardins
Email: secretaria@jardimdharma.org.br
Tels: (11)3884.8943 / (11)99182.2692

Centro de Retiros do Jardim do Dharma:
Rua das Gabirobas, 316
Bairro das Cerejeiras - Cotia⁄SP