Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Retiro de Dharma e Ensinamentos sobre a cerimônia Riwo Sangchö (Excelente Montanha de Purificação) com o Lama Zopa Norbu

Retiro de Dharma e Ensinamentos sobre a cerimônia Riwo Sangchö (Excelente Montanha de Purificação) com o Lama Zopa Norbu

  • de 12 à 15 de Outubro

    Riwo Sangchö (Excelente Montanha de Purificação) é uma terma (tesouro de ensinamento) escondido por Guru Rinpoche e revelado no século XVII pelo grande yogui e terton (descobridor de tesouros de ensinamentos) Lhatsun Namkha Jikmé, que levou o Dharma ao Sikkin (pequeno país nos Himalayas) como parte do profundo ciclo de Dharma.

    Esta cerimônia elimina os obstáculos à prática e à realização de nossas aspirações mais profundas. Neste retiro, o Lama Zopa Norbu dará ensinamentos sobre a prática da sadhana e realizará a prática diariamente com a participação de todos os presentes.


    A prática de Riwo Sangchod ou Oferenda de Sang

    Sua Santidade o XVII Karmapa Orgyen Trinle Dorje num ensinamento oferecido na India enfatizou que, nos tempos de degenerescência atuais, é absolutamente importante e benéfico acumular o Louvor às 21 Taras e a prática de Riwo Sangchod. Esta contém todos os aspectos do caminho budista ― quanto à disciplina, é Hinayana; quanto à motivação, é Mahayana; e, no que diz respeito à Guru Yoga, é Vajrayana.

    A Oferenda de SANG concentra-se principalmente na oferenda as deidades das montanhas, as deidades do céu, as deidades dos rios e as deidades de todos os aspectos, especialmente a estes oferecemos. Convida-se as deidades de todo universo, especialmente oferece-se as deidades locais. SANG então é este tipo de oferenda.

    Normalmente se faz a oferenda nos telhados das casas ou no topo das montanhas, onde se faz uma grande fumaça. É muito importante que a oferenda de SANG seja limpa. Ela tem que ser 100% vegetariana isto é, não pode haver de maneira alguma carne nela. Resumindo tem que ser puramente limpa e vegetariana.


    Breve explicação das origens históricas da oferenda sang

    A oferenda sang possui um aspecto relacionado a purificação da impureza ou e pela purificação da contaminação espiritual ou obstáculos.

    Na oferenda de Sang nós podemos encontrar dois aspectos. O 1º é o da oferenda e o 2º e o da purificação. Nos textos do Mantra Secreto ensinam incontáveis métodos de purificação empregando os elementos individuais, de acordo com a experiência e o nível particular dos praticantes.

    No passado, no Tibete, apareceram Reis do Dharma e Mestres como o rei Trisong Detsen, que era Manjushri o Bodisatva da Sabedoria em pessoa, e o Grande Mestre de Oddiyana, Guru Rimpoche que foi convidado para a Terra das Neves, construindo assim o templo de Samyé. Naquele tempo, em uma ocasião, o grande Rei do Dharma ficou doente como resultado da contaminação espiritual. Quando isso foi relatado a Guru Rinpoche, ele respondeu que tinha um método para dissipar a doença.

    Madeira limpa foi procurada e, então, purificando-a através do elemento fogo, uma oferenda de fumaça foi feita às deidades. O rei se recuperou e, para o benefício das gerações futuras, as instruções sobre a oferenda de Sang, juntamente com sua história e a descrição de seus benefícios, foram inscritas nas paredes do Glorioso Templo de Samyé. Este lugar é conhecido ainda hoje como o "Mural da Oferenda Sang de Samyé". Dali em diante, apareceram cada vez mais textos de prática de oferenda sang.


  • Investimento:

    Taxa de participação: R$ 660,00 (R$ 165,00 por dia de retiro), inclui estadia, instrução e alimentação.
    5% de desconto para pagamento à vista.
    10% de desconto para os praticantes do Ngondro sob orientação do Lama Zopa Norbu.

    É necessário efetuar a inscrição e o pagamento antes da data de início do retiro.

    Dados bancários para efetuar seu depósito: 
    Banco Bradesco - Agência 562 - Conta Corrente 44582-7
    Favorecido: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan - CNPJ: 57.280.034/0001-02

    Enviar comprovante via email para secretaria@jardimdharma.org.br


    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!


  • Observações:

    Se você for aos retiros no Jardim do Dharma em Cotia, o local de saída em sistema de carona é sempre no dia do retiro às 07h00 da manhã da Rua José Maria Lisboa, 612, esquina com a rua Pamplona.

    Se você necessitar ou puder oferecer carona, avise-nos por e-mail no momento da inscrição.

    Leia com atenção antes de se inscrever para retiros no Jardim do Dharma (Não aceitamos reclamações)

    Sobre as Instalações:
    O Jardim do Dharma é um Centro de Retiros da Linhagem KarmaKagyu do Budismo dos Hilamaias. Em suas instalações também encontra-se o ZhiJingXuan - Centro de treinamento do Tai Chi Chuan da Família Yang. Não é um Spa, Hotel ou Pousada. Conta com aposentos tipo Casa Grande de sitio, preparado para receber praticantes e retirantes em dormitórios compartilhados (até 4 pessoas) e banheiros externos.

    O que trazer para o Jardim do Dharma quando vier a seus retiros e treinamentos:
    É necessário que você traga suas roupas de cama, toalhas de banho e rosto, sabonete, x ampu, calçados e roupas confortáveis e agasalhos quentes pois estamos localizados numa reserva florestal e o clima é bem úmido. Não contamos com serviço de quarto e durante os retiros são organizados mutirões voluntários para auxílio da manutenção do local.

    Sobre a alimentação oferecida durante os retiros:
    A alimentação é caseira e saudável, preferencialmente vegetariana podendo haver carne vez por outra. É preparada por nossa cozinheira, Dona Diva, especialista em cozinha brasileira.

    Restrição importante:
    Dentro do Jardim do Dharma é expressamente proibido fumar ou consumir álcool.

    Sobre as taxas cobradas:
    As taxas diárias cobradas têm a intenção de tornar possível a manutenção do local, juntamente com o pagamento dos funcionários, compra de alimentos e material para o retiro, toda a logística que envolve nossos encontros e quando necessário, compra de passagens de Lamas visitantes.

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios