Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Receba os Benéficos do Estudo e a Prática da Meditação

Receba os Benéficos do Estudo e a Prática da Meditação

  • 29 de Abril de 2018

    O Grande Jamgon Kongtrul Lodrö Thaye sempre ensinava que treinar meditação sem o devido conhecimento, seria como andar às cegas num terreno cheio de abismos. E estudar os textos sem a devida prática, seria como ter fome, e pensar que com ler a descrição da comida nossa fome desapareceria.
    A celebre frase do Grande Jamgon Kongtrul “um pássaro não pode voar com uma asa só” reflete este pensamento.

    Hoje em dia, no ocidente onde prevalece o intelectualismo frio, as pessoas se conformam com uma simples informação sobre a meditação. Hoje meditar está na “moda” as empresas necessitam de pessoas que meditem, porque elas produzem mais. O mercado da meditação rendeu em USA 27 bilhões de dólares.
    Porem o que se constata, é que as “meditações” realizadas e que estão voltadas ao “mercado” não eliminam os estados de ansiedade e depressão. Estas práticas que foram tiradas dos ensinamentos verdadeiros do Dharma Budista, se tornaram praticas “hibridas” desprovidas das bênçãos das linhagens vivas.

    Por este motivo é que o Jardim do Dharma abre suas portas para que os alunos possam se beneficiar, tanto dos ensinamentos como das bênçãos espirituais que surgem do contato que realizamos através da prática corretamente orientada.

    Quando estas bençãos começam a se fazer sentir em nossas vidas, descobrimos  que temos mais espaço e clareza para lidar com as dificuldades que surgem em nossas vidas, e nos encontramos respondendo mais compassivamente a outras pessoas e a nós mesmos, pois, iniciou-se o contato com a natureza da nossa mente. Até chegar o momento que percebemos que não precisamos mais de depender de condições externas para sermos felizes.

    À medida que a nossa prática meditativa se aprofunda, entendemos que criamos nossa própria realidade. Percebemos que temos uma escolha quanto aos pensamentos que cultivamos e os que descartamos. Deixamos de  esgotar a nossa energia com padrões de pensamento repetitivos e destrutivos. Trocamos a motivação individual por uma motivação que beneficie todos os seres.

    Chega o momento, que com a Meditação e o Estudo, a nossa prática fica ainda mais forte e  profunda, e chegamos a entender que nada que surge em nossas mentes é sólido e real. Percebemos que o que torna sólido e real é a  maneira de como sempre reagimos. Essa percepção abre a porta para uma liberdade ainda maior - não precisamos mais nos levar muito a sério! Neste nível de prática estamos sempre em contato com uma sensação de calor, espaço e liberdade dentro de nós mesmos, independentemente do que esteja acontecendo em nossas mentes ou no mundo fora, seguimos em frente com o objetivo de eliminar o sofrimento meu e de todos os seres.
     


  • Investimento:

    EVENTO GRATUITO
    Datas de encontros sempre aos Domingos:
    15 e 29 de abril;
    6, 13 e 27 de maio;
    3, 10 e 24 de junho

    Horário:
    Das 16 horas às 17 horas.

    Local:
    Rua José Maria Lisboa, 612, sala 1 - desce no metro Trianon-Masp (desce a Rua Pamplona no sentido Jardins).

    Facilitadores:
    Upasakas, Karma Gyalwa Rabsel e Karma Sonam Dradok,  alunos do Lama Zopa Norbu e Lama Ngawang.


  • Observações:

    Participe com um doce, salgado ou refri, para realizarmos um lanche comunitário.

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios