Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

OS QUATRO FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PLENA - SEGUNDO ENCONTRO

OS QUATRO FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PLENA - SEGUNDO ENCONTRO

  • 01 E 02 DE DEZEMBRO DE 2018

    A PRATICA DA MEDITAÇÃO.

    A “Meditação de Plena Atenção”, “Vigilância”, ou “Observação Pura” e equivale a vivermos plenamente o momento que passa, o instante presente, o “aqui” e o “agora”, conscientemente. Esse discurso é considerado o mais importante que o Sr. Buda pronunciou sobre o desenvolvimento mental.
    As diferentes escolas de meditação budista, na sua essência, estão todas baseadas nesse discurso, como por exemplo o Zazen-Gui, manual chinês de meditação no Budismo Zen.
    A prática desta meditação não depende de estímulos exteriores, depende de focalizar nossa atenção plenamente naquilo que estamos realizando, ou seja:
    1. Estar plenamente atento em relação ao corpo como um fundamento da atenção plena.
    2. Estar plenamente atento em relação às sensações como um fundamento da atenção plena.
    3. Estar plenamente atento em relação à mente como um fundamento da atenção plena.
    4. Estar plenamente atento em relação aos objetos mentais como um fundamento da atenção plena.
    Na verdade, as traduções que hoje se apresentam vinculadas a práticas associadas ao mundo corporativo são muito limitadas, pois ao lidar com o fundamento da atenção plena, a mera atenção plena não é suficiente.
    Não sendo suficiente e continuando só com a atenção plena em relação ao corpo, você irá fazer com que surjam apenas sensações de prazer e desprazer, porque a tarefa da atenção plena é simplesmente ficar acompanhando um objeto.
    Portanto, ao desenvolver os fundamentos da atenção plena, você tem que se familiarizar com os ensinamentos previos que o Buda ofereceu para chegar à compreensão dos quatro fundamentos da atenção plena.

    Extrair Os quatro fundamentos da atenção plena dos ensinamentos previos que o Sr. Buda ofereceu é como querer ser medico sem frequentar a faculdade de medicina. Pense sobre isso!!

     

    ORGANOGRAMA
    Teoria:
    1- Focando na investigação do corpo.
    2- Focando na investigação da mente.
    3-Que significa soltar a si mesmo.

    Prática: Primeira Atenção Plena:
    Atenção na Respiração e as quatro contemplaçoes do Corpo como Corpo.


  • Investimento:

    R$ 200 (duzentos reais) 
    Esta taxa é direcionada a cubrir os gastos de manutenção do Jardim do Dharma. Os ensinamentos do Lama Zopa Norbu, não são taxados.

    Pagamento no cartão de credito em até 02 vezes com o juros do cartão.
    (para realizar este pagamento fale com nossa secretaria Cintia 11- 97678-6072 (whatsapp)

    Ou Faça sua reserva através do  depósito na conta abaixo:
    Banco Bradesco - Agencia 562 - Conta Corrente 44582-7
    Favorecido: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan - CNPJ: 57.280.034/0001-02
    Enviar comprovante via email para contatotaichi@sbtcc.org.br ou fax para 0xx11 3884.8943
    As taxas incluem estadia, instrução e alimentação.
    Duvidas: consulte pelo email: secretaria@jardimdharma.org.br

     

    O Jardim do Dharma, está sempre se transformando para melhor servi-lo.
    Para tal fim é recomendável que você possa colaborar dentro de suas possibilidades.
    Pode ser realizado em espécie, ou com materiais necessários. Fique a vontade para realizar a sua doação a qualquer momento.
    Deixamos aqui a conta bancaria para efetivar sua doação.
    Solicite seu recibo de doação por e-mail: sbtcc.financeiro@gmail.com  
    Agencia 562  Conta 44582-7  CNPJ 57280034-0001-02 

     

    PATROCINE UM  AMIGO
    Nestes tempos dificeis, oferecer um fim de semana onde a pessoa possa escutar ensinamentos espirituais pode fazer uma enorme diferença.
    Se os ensinamentos do Lama Zopa, estar perto das estupas (que contem as reliquias do Sr. Buda e do Patriarca Bodhidharma), são de beneficio para voce, crie a oportunuidade para que um amigo, parente ou colega de trabalho, possa receber os mesmos beneficios.
    Muitas vezes pensamos que nossos amigos estão bem e que nao necessitam de cuidado algum, depois de dias, descobrimos que alguem tirou sua vida porque estava passando por uma depresão muito severa.
    Com este simples gesto de patrocinar seu amigo ou parente vocé estará colaborando com a transformação de nosso mundo e da vida de todos os seres..
    REFLITA SOBRE ISSO!!!


  • Observações:

    SAIDA 
    O sistema de transporte  rumo ao JARDIM DO DHARMA será cooperativo, através de caronas. 
    Sairemos às 7:00 do dia (01 /12) na frente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, rua José Maria Lisboa, 612 - Jardins - São Paulo. (para quem vier de mêtro, desça na estação do Trianon Masp e desça a rua Pamplona em direção ao bairro dos Jardins).
    Por favor, avise na inscrição se você  tem carro e quantos lugares  pode oferecer ou se precisa de carona.  
    Tel (11) 38848943 - Inscreva-se na secretaria da SBTCC  ou ligue para Cintia 11- 97678-6072 (whatsapp)

     

    Sobre as instalações do Jardim do Dharma. Leia com atenção antes de se inscrever. Não aceitamos reclamações.

    O  Jardim do Dharma -  Centro de Retiros da Linhagem Karma Kagyu do Budismo dos Hilamaias. Em suas instalações também encontra-se o ZhiJingXuan - Centro de treinamento do Tai Chi Chuan da Família Yang

    Não é um Spa, Hotel ou Pousada. Conta com aposentos tipo Casa Grande de sitio, preparado para receber praticantes e retirantes em dormitórios compartilhados (até 4 pessoas) e banheiros externos. Temos lavabos e refeitório além de sala de leitura, jardins externos e ambientes preparados para os treinamentos ofertados.

    O que trazer para o Jardim do Dharma quando vier a seus retiros e ou treinamentos: É necessário que você traga suas roupas de cama, toalhas de banho e rosto, sabonete, xampu, calçados e roupas confortáveis e agasalhos quentes pois estamos localizados numa reserva florestal e o clima é bem úmido. Não contamos com serviço de quarto e durante os retiros são organizados mutirões voluntários para auxílio da manutenção do local.

    Sobre a alimentação oferecida durante os retiros: A alimentação é caseira e saudável, preferencialmente vegetariana podendo haver carne vez por outra. É preparada por nossa cozinheira, Dona Diva, especialista em cozinha brasileira.

    Restrição importante: Dentro do Jardim do Dharma é expressamente proibido fumar ou consumir álcool.

     

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios