Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

O Tratamento das Emoções  - Um guia para Meditação

O Tratamento das Emoções - Um guia para Meditação

  • 8 de abril de 2018

    As quatro atenções

    Livre do apego e de qualquer preocupação com o corpo, o praticante se retira para um local solitário para entregar-se à meditação. Esta repousa em primeiro lugar sobre as "quatro completas atenções":

    • a completa atenção ao corpo;
    • a completa atenção às sensações;
    • a completa atenção à mente;
    • a completa atenção aos fenômenos.

    Pela prática dessas quatro atenções, a mente estabiliza-se. Elas são um equivalente do que se chama a "pacificação mental" (sânsc. shamata, tib. shine). A mente é focalizada sobre um único objeto, sem se deixar influenciar por nenhum pensamento, qualquer que seja, é claro, por nenhuma emoção conflituosa. Dessa forma, ela permanece perfeitamente em repouso. A primeira das quatro atenções completas é aquela voltada para o corpo. Baseia-se na assimilação que fazemos de nossa pessoa ao nosso corpo. Nessa técnica, a mente é fixada sobre esse simples sentimento de ser o corpo, sem acrescentar nenhum julgamento nem nenhuma apreciação do tipo "Este corpo é uma boa coisa ou ele é uma coisa ruim; ele é agradável ou ele é doloroso; ele tem boa saúde ou uma saúde ruim; ele existe ou ele não existe, etc." Está-se somente presente na impressão de se ter um corpo, sem nenhuma distração. Essa abordagem compreende numerosos métodos. Este é apenas um deles.

    Todos os domingos começaremos com meia hora de ESTUDO sobre o TRATAMENTO DAS EMOÇOES  E COMO  APLICAR A MEDITAÇÂO NO DIA A DIA, e em seguida teremos meia hora de treinamento da MEDITAÇÃO SILENCIOSA - SHINE (TIB.) 

    Só não haverá atividades nos domingos que coincidirem com os  retiros no Jardim do Dharma - Cotia e nos períodos de férias (julho e janeiro).

     Karma Sonam Dradok (Marcos) e Karma Gwalwa Rabsel (Vagner) discipulos do Lama Zopa Norbu e Lama nawang Tsultrim serão os facilitadores dessas atividades.


  • Investimento:

    Atividade Gratuita.

    ENDEREÇO: RUA JOSE MARIA LISBOA 612 SALA 1 - ESQUINA COM A RUA PAMPLONA

    das 16hs as 17,30hs.


  • Observações:

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios