Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Dia de celebração de Guru Rinpoche

Dia de celebração de Guru Rinpoche

  • 21 e 22 de Outubro

    Guru Rinpoche ou Padmasambava é o mestre que foi fundamental em levar a tradição Vajraiana do budismo para o Tibete.

    Conhecido como "Senhor Nascido no Lótus" e "Precioso Guru", ele demonstrou incríveis habilidades espirituais para auxiliar os seres a domarem suas mentes. No século VIII, em um Tibete majestoso, porém turbulento, Padmasambava propagou o caminho do Vajraiana para que os praticantes espirituais pudessem superar as emoções aflitivas, a delusão e a desarmonia.

    Guru Rinpoche é uma emanação da mente do Buda Amitabha, tendo seu surgimento sido previsto pelo Buda Shakyamuni em vários sutras e tantras.

    "De acordo com a lenda de seu nascimento milagroso, ele foi descoberto já como uma criança de oito anos de idade, expelido do coração de um lótus no centro do lago Dhanakosha em Uddyiana, hoje identificado com o vale Swat no norte do Paquistão. Tornou-se conhecido por seus poderes sobrenaturais e foi expressamente convidado para o Tibete para superar obstáculos na construção de Samye e na difusão do budismo."

    Segundo Sua Santidade XVII Karmapa, "as qualidades do Guru Padmasambhava são inimaginavelmente grandiosas, inimaginavelmente vastas. Elas são inconcebíveis."

    Dentre os incontáveis benefícios advindos da prática de Guru Rinpoche destaca-se, particularmente, a remoção de todos os tipos de obstáculos, podendo-se ainda apontar a dissipação da ignorância, a purificação e transformação das negatividades, o restabelecimento do equilíbrio, a remoção dos obscurecimentos e a subjugação de demônios.

    Costuma-se celebrar Guru Rinpoche no décimo dia do Calendário tibetano, que seria no dia 30 de outubro. Nós anteciparemos e faremos nos dia 21 e 22 de outubro.
    Será um dia Meditação, Celebração e Reflexão sobre os Obstáculos que cada praticante enfrenta.

    Roteiro:

    • Sábado
    09h00 - Café da manhã;
    10h00 - Apresentação do Jardim do Dharma e sua História;
    11h15 - Meditação;
    11h30 - Breve Introdução sobre a Importância de Guru Rinpoche para o Budismo Tibetano;
    12h00 - Almoço;
    14h45 - Meditação;
    15h00 - Apresentação da história de Guru Rinpoche;
    15h30 - Dinâmica sobre a Superação dos Obstáculos;
    16h00 - Chá da tarde;
    16h30 - Reflexão sobre "Como se engajar na meditação?";
    17h00 - Oferenda de Luzes;
    17h30 - Momento Livre;
    19h00 - Jantar;
    20h00 - Filme: Os Yogis do Tibet.

    • Domingo
    08h00 - Café da manhã;
    09h00 - Meditação
    09h15 - Reflexão sobre "O que é o Budismo Tibetano levado por Guru Rinpoche"
    10h00 - Café;
    10h30 - Questões para serem primeiro refletidas;
    11h00 - Debate e finaliza com a meditação de Guru Rinpoche;
    11h45 - Almoço.


  • Investimento:

    A contribuição para as despesas do sítio será voluntária.


  • Observações:

    Se você for aos retiros no Jardim do Dharma em Cotia, o local de saída em sistema de carona é sempre no dia do retiro às 07h00 da manhã da Rua José Maria Lisboa, 612, esquina com a rua Pamplona.

    Se você necessitar ou puder oferecer carona, avise-nos por e-mail no momento da inscrição.

    Leia com atenção antes de se inscrever para retiros no Jardim do Dharma (Não aceitamos reclamações)

    Sobre as Instalações:
    O Jardim do Dharma é um Centro de Retiros da Linhagem KarmaKagyu do Budismo dos Hilamaias. Em suas instalações também encontra-se o ZhiJingXuan - Centro de treinamento do Tai Chi Chuan da Família Yang. Não é um Spa, Hotel ou Pousada. Conta com aposentos tipo Casa Grande de sitio, preparado para receber praticantes e retirantes em dormitórios compartilhados (até 4 pessoas) e banheiros externos.

    O que trazer para o Jardim do Dharma quando vier a seus retiros e treinamentos:
    É necessário que você traga suas roupas de cama, toalhas de banho e rosto, sabonete, x ampu, calçados e roupas confortáveis e agasalhos quentes pois estamos localizados numa reserva florestal e o clima é bem úmido. Não contamos com serviço de quarto e durante os retiros são organizados mutirões voluntários para auxílio da manutenção do local.

    Sobre a alimentação oferecida durante os retiros:
    A alimentação é caseira e saudável, preferencialmente vegetariana podendo haver carne vez por outra. É preparada por nossa cozinheira, Dona Diva, especialista em cozinha brasileira.

    Restrição importante:
    Dentro do Jardim do Dharma é expressamente proibido fumar ou consumir álcool.

    Sobre as taxas cobradas:
    As taxas diárias cobradas têm a intenção de tornar possível a manutenção do local, juntamente com o pagamento dos funcionários, compra de alimentos e material para o retiro, toda a logística que envolve nossos encontros e quando necessário, compra de passagens de Lamas visitantes.

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios