Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Como superar as causas da ansiedade e a frustração através da prática da meditação.

Como superar as causas da ansiedade e a frustração através da prática da meditação.

  • 25 de março de 2018

    Há algum modo de pôr fim ao sofrimento? De acordo com o budismo, o sofrimento sempre estará presente como fenômeno global; no entanto, cada indivíduo tem a possibilidade de liberar-se dele.  Em qualquer lugar do universo em que exista a vida está presente o sofrimento: doenças, velhice, morte, separação dos entes queridos, coexistência forçada com aqueles que nos oprimem, privação de coisas de que necessitamos, confrontações com aquilo que tememos, e assim por diante. Apesar de tudo isso, essa visão não equipara o budismo ao ponto de vista sustentado por alguns filósofos ocidentais, segundo o qual o sofrimento é inevitável e a felicidade está fora do nosso alcance. A razão para isso é simples: a infelicidade tem causas que podem ser identificadas e podemos agir sobre elas. Só quando identificamos erroneamente a natureza dessas causas é que podemos duvidar da possibilidade de cura. O primeiro erro consiste em acreditar que a infelicidade é inevitável porque resulta da vontade divina ou de qualquer outro princípio imutável, e que, desse modo, sempre estará fora do nosso controle. O segundo equívoco é acreditar na ideia de que a infelicidade não tem causa identificável, que ela se abate sobre nós ao acaso e não depende da nossa vontade, não tem relação pessoal conosco. O terceiro engano origina-se de um fatalismo confuso, que retorna à ideia de que seja qual for a causa, o efeito será sempre o mesmo.

     

    Neste novo encontro os Upasakas Karma Sonam Dradok ,e Karma Gwalwa Rabsel discipulos do Lama Zopa Norbu e o Lama Nawang Tsultrim estarão oferecendo a explicação de como fazer a Meditação do Buda da Compaixão, que é o melhor antídoto para a ansiedade e compulsão.

    Início das 16:00hs. as 17:30 hs; 

     


  • Investimento:

    Evento gratuito: encerraremos a atividade do dia com um lanche comunitario. Traga um lanche para compartilhar ou um refri.

    ENDEREÇO: RUA JOSE MARIA LISBOA 612 SALA 1 - ESQUINA COM A RUA PAMPLONA

     


  • Observações:

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios