Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

COMO LIDAR COM OS CINCO OBSTÁCULOS DA MEDITAÇÃO? - EVENTO GRATUITO

COMO LIDAR COM OS CINCO OBSTÁCULOS DA MEDITAÇÃO? - EVENTO GRATUITO

  • 22 de Setembro

        No dia 22 de setembro no Jardim do Dharma em Cotia, haverá um dia de estudos com participantes novos e da Sangha (comunidade),cujo o objetivo será o de  desenvolver a capacidade de Ouvir, Contemplar e Meditar, ou seja, ouvir com atenção o que Buddha e os Mestres detentores da Linhagem nos ensinam, contemplar, investigando o quanto desse ensinamento é aplicável na vida diária e na meditação.. E Meditar aqui, significa encontrar dentro de si o resultado, a inspiração, o insight para que nos auxilie no reconhecimento da natureza da nossa mente.   

    A  libertação da mente é a meta principal no caminho de Buda. Aqui, libertação significa: a libertação da mente de todas as limitações e tendências que a amarram à Roda do Sofrimento, ao Ciclo de Renascimentos. Isso significa: limpar a mente de todas as impurezas; remover todos os obstáculos que barram seu progresso.  O desejo, a má-vontade, a preguiça e o torpor, a inquietação e ansiedade e a dúvida, são os principais obstáculos  que o meditante enfrenta, e são chamados  de "obstáculos" porque bloqueiam e envolvem a mente de várias formas, obstruindo seu desenvolvimento.  O primeiro passo é conhecê-los, ver como funcionam, para que depois possamos aplicar os antídotos e assim, aos poucos, ter uma meditação com maior poder de concentração. A concentração, compaixão e sabedoria são a base do despertar.


  • Investimento:

    O sistema de transporte será cooperativo, através de caronas. 
    Sairemos às 7:00 de sábado (22/09) na frente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, rua José Maria Lisboa, 612 - Jardins - São Paulo. (para quem vier de mêtro, desça na estação do Trianon Masp e desça a rua Pamplona em direção ao bairro dos Jardins).
    Por favor, avise na inscrição se você  tem carro e quantos lugares  pode oferecer ou se precisa de carona.  
    A alimentação será coletiva, propomos que traga alimentos já prontos, como tortas, saladas, sucos, pães, etc. Ao se inscrever, por favor, entre em contato com o e-mail (vagnergabini@gmail.com) para criarmos uma lista planejada do que vamos levar.


  • Observações:

         A proposta de roteiro é essa:

         08:30  -  café da manhã; 
         09:10   - Apresentação e Meditação.
         09:40  - Início do estudo em cinco grupos diferentes, cada um com um dos obstáculos. (o texto será enviado por e-mail.)
         10: 20 -  Chá. 
         10: 40 - Conclusão dos estudos e prepação do material que irão apresentar no seminário à tarde.
         12:00  - Almoço.
         13:45 - Meditação.
         14:00 - Seminário, debate e conclusão.
         15:30 - Chá.     

    "Sua mais importante casa é a sua mente. Você precisa voltar para a sua casa. Quando você descansa na sua casa, mesmo por um momento, pode ser um dos descansos mais belos que terá. Esse é o começo de uma vida significativa. Esse é o começo da paz em você em mesmo." SS. Karmapa.

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios