Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Chenresig o Buda Da Compaixão

Chenresig o Buda Da Compaixão

  • 30 e 31 de março e 01 de abril de 2018

    Nenhuma característica é mais bonita do que a compaixão, e o Buda era muito consciente disso. Ele frequentemente aconselhava as pessoas a especificamente desenvolverem esta qualidade. Chenresig: de 4 braços e a personificação do amor e a compaixão da mente iluminada e de todas as qualidades dos Bodhisatwas. Sua prática serve para desenvolver a alegria sendo o melhor treino para eliminar os estados depressivos da mente. De todas as incontáveis criaturas através dos vastos alcances do universo, cada ser, até mesmo o menor inseto, quer apenas a felicidade e não quer sofrer. Mas nenhum deles compreende, em sua busca pela felicidade, que ela vem apenas da ação positiva; e nenhum deles percebe que a causa do sofrimento são as ações negativas. Então, inconscientemente, eles dão as costas para a felicidade e mergulham no sofrimento. Esperar ter felicidade sem abandonar a ação negativa é como ficar com a mão no fogo e esperar que ela não se queime. É claro que ninguém quer sofrer, ficar doente, resfriado ou com fome, mas enquanto continuarmos a permitir as más ações, nunca colocaremos um fim ao sofrimento. A ação positiva é algo que temos de cultivar por nós mesmos; ela não pode ser nem comprada nem roubada. O treino no Buda da compaixão desperta a felicidade que já está em nosso ser.


  • Investimento:

    a definir


  • Observações:


    Leia com atenção antes de se inscrever para retiros no Jardim do Dharma (Não aceitamos reclamações):

    Sobre as Instalações: O Jardim do Dharma é um Centro de Retiros da Linhagem KarmaKagyu do Budismo dos Hilamaias. Em suas instalações também encontra-se o ZhiJingXuan - Centro de treinamento do Tai Chi Chuan da Família Yang. Não é um Spa, Hotel ou Pousada. Conta com aposentos tipo Casa Grande de sitio, preparado para receber praticantes e retirantes em dormitórios compartilhados (até 4 pessoas) e banheiros externos.

    O que trazer para o Jardim do Dharma quando vier a seus retiros e treinamentos: É necessário que você traga suas roupas de cama, toalhas de banho e rosto, sabonete, x ampu, calçados e roupas confortáveis e agasalhos quentes pois estamos localizados numa reserva florestal e o clima é bem úmido. Não contamos com serviço de quarto e durante os retiros são organizados mutirões voluntários para auxílio da manutenção do local.

    Sobre a alimentação oferecida durante os retiros: A alimentação é caseira e saudável, preferencialmente vegetariana podendo haver carne vez por outra. É preparada por nossa cozinheira, Dona Diva, especialista em cozinha brasileira.

    Restrição importante: Dentro do Jardim do Dharma é expressamente proibido fumar ou consumir álcool.

    Sobre as taxas cobradas: As taxas diárias cobradas têm a intenção de tornar possível a manutenção do local, juntamente com o pagamento dos funcionários, compra de alimentos e material para o retiro, toda a logística que envolve nossos encontros e quando necessário, compra de passagens de Lamas visitantes.

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios