Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

CELEBRAÇÃO DO SAKA DAWA

CELEBRAÇÃO DO SAKA DAWA

  • 29 Maio até 29 Junho

    O FESTIVAL DA SAGA DAWA

    Durante o quarto mês do calendário tibetano, a constelação de Vaishakha Nakshatra é visível (constelação de Libra). Vaishakha em tibetano é chamado SAGA, enquanto o mês é chamado DAWA; assim  SAGA DAWA significa: mês de Vaishakha.  E só neste mês a mais de 2.500 anos atrás nos testemunhamos:  no sétimo dia, do nascimento e, no décimo quinto dia da conquista de iluminação e entrada no parinirvana de Buda Sakyamuni.  Durante este mês de triplo bom auspicio, os seguidores do Buda deveriam lembrar sua vida exemplar, recitando orações e gerando entusiasmo e fé inabalável.  Depois de nos refugiarmos nas Três Jóias, não devemos apenas nos lembrar da vida de Buda e envolvermos sem parar em atividades espirituais, mas também comemorar essas ocasiões especiais fazendo oferendas e prostrações, recitando orações e súplicas ao Buda e nutrindo profundamente a confiança no Dharma de Buda.

    Os benefícios que derivam do acúmulo de mérito adquirido em essas oportunidades são imensos e nossa capacidade de continuar no caminho autêntico do refúgio aumenta.

    Recordando a vida do Buddha com fé, respeito e alegria, este apelo foi dirigido por aquele que é conhecido pelo nome de Sangye Nyenpa, no trigésimo dia do terceiro mês (6 de maio de 2016),

    Durante este mês de Saka Dawa, é de costume ler o sutra da Luz dourada, mas, nesse ano iremos ler:
    O Desenvolvimento Progressivo da Atividade Altruista. 
    O Acchariya-abbhuta Sutra - Maravilhoso e Admirável
    O Dhammacakkapavattana Sutra - Colocando a roda do Dhamma em movimento
    O Prajnaparamita Sutra - O sutra do coração.
    O  Mahaparinibbana Sutra - O Grande Discurso do Parinibbana

    Durante as leituras meditaremos tentando vivenciar o momento descrito, como se estivéssemos vivendo naquele momento, presenciando tudo.

     


  • Investimento:

    PARTICIPAÇÃO GRATUITA

    DIA 29 -05  TERÇA FEIRA 

    ÀS 18,30HS

    RUA JOSE MARIA LISBOA 612 SALA 1


  • Observações:

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios