Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

Buda da Cura Sangye Menla

Buda da Cura Sangye Menla

  • 21 e 22 de Abril de 2018

    A fim de sermos efetivos em ajudar outros seres, precisamos realizar uma pratica excelente e, para alcançar tal feito, precisamos ter um treino que nos possibilite sermos emocionalmente estáveis.  De todas as práticas Budistas a de Sangye Menla o Buda da Cura é a mais poderosa.

    Nosso organismo é submetido a uma grande variedade de doenças que provocam inúmeros sofrimentos. O Buda dizia: "A identificação a um eu é nosso maior inimigo no universo” já que ele é a causa de todos os nossos sofrimentos.  Ao termos a noção de "eu", aparece a noção de "outro" que causa, por sua vez, duas reações: ao agradável ou gratificante, o apego, ao ameaçador ou desagradável, a aversão. Ao não termos consciência de nosso ser espiritual surge a terceira reação: a cegueira. Apego, aversão e cegueira são considerados os 3 venenos da mente ou de nosso espírito, estes três venenos são os causadores da maioria das doenças. Então, é através do treino da meditação que a pratica do Buda da Cura aplica-se à mente.  Ao praticarmos o Buda da Cura, não apenas alcançamos saúde nesta vida, como também conseguimos obter suas bênçãos em nossas vidas futuras, realizando todo tipo de benefícios para nós mesmos e para os nossos familiares e amigos.
    Ao fazer essas práticas, de fato abençoamos o espaço e todos os seres que nele vivem.  


  • Investimento:

    a definir


  • Observações:


    Leia com atenção antes de se inscrever para retiros no Jardim do Dharma (Não aceitamos reclamações):

    Sobre as Instalações: O Jardim do Dharma é um Centro de Retiros da Linhagem KarmaKagyu do Budismo dos Hilamaias. Em suas instalações também encontra-se o ZhiJingXuan - Centro de treinamento do Tai Chi Chuan da Família Yang. Não é um Spa, Hotel ou Pousada. Conta com aposentos tipo Casa Grande de sitio, preparado para receber praticantes e retirantes em dormitórios compartilhados (até 4 pessoas) e banheiros externos.

    O que trazer para o Jardim do Dharma quando vier a seus retiros e treinamentos: É necessário que você traga suas roupas de cama, toalhas de banho e rosto, sabonete, x ampu, calçados e roupas confortáveis e agasalhos quentes pois estamos localizados numa reserva florestal e o clima é bem úmido. Não contamos com serviço de quarto e durante os retiros são organizados mutirões voluntários para auxílio da manutenção do local.

    Sobre a alimentação oferecida durante os retiros: A alimentação é caseira e saudável, preferencialmente vegetariana podendo haver carne vez por outra. É preparada por nossa cozinheira, Dona Diva, especialista em cozinha brasileira.

    Restrição importante: Dentro do Jardim do Dharma é expressamente proibido fumar ou consumir álcool.

    Sobre as taxas cobradas: As taxas diárias cobradas têm a intenção de tornar possível a manutenção do local, juntamente com o pagamento dos funcionários, compra de alimentos e material para o retiro, toda a logística que envolve nossos encontros e quando necessário, compra de passagens de Lamas visitantes.

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios