Centro Budista Jardim do Dharma

Jardim do Dharma é o nome em português do centro fundado em 1993 pelo Ven. Lama Trinle Drubpa e pelo Prof. Roque Enrique Severino (Naljorpa Karma Zopa Norbu), representando as Gloriosas Linhagens Karma Kagyu e Shangpa Kagyu do Budismo dos Himalaias.

A VIAGEM DA MENTE

A VIAGEM DA MENTE

  • 2, 3 e 4 de Novembro

    A morte e o morrer são assuntos que evocam emoções tão profundas e perturbadoras que nós normalmente tentamos viver negando a morte, ainda que possamos morrer amanhã, completamente despreparados e indefesos. O momento da morte é incerto, mas a verdade da morte não é.

    Todos aqueles que nascem certamente morrerão. As pessoas frequentemente erram ao serem frívolas sobre a morte e pensam, "Ó, bem, a morte acontece com todo mundo. Não é nada demais, é natural. Estarei bem." Essa é uma boa teoria, até que se esteja morrendo. Então, a experiência e a teoria divergem. Ficamos impotentes e tudo o que é familiar é perdido.  Então, somos esmagados por uma grande turbulência de medo, desorientação e confusão. Por esta razão, é essencial nos prepararmos bem, antes do momento em que a mente e o corpo se separam.  
    Para consumarmos as perícias meditativas e o poder necessário para dirigirmos nossa mente durante a morte, precisamos aprender sobre a relação da vida com a morte, sobre o processo da morte e sobre as transições do momento da morte até o renascimento. Desse modo, nos familiarizamos com a morte e não somos pegos de surpresa assim que o processo começar a se desdobrar. 
    Alertados sobre um furacão, não esperamos até que a tempestade avance ao o litoral antes que comecemos a nos preparar. Do mesmo modo, sabendo que a morte está chegando, não devemos esperar até que ela se apodere de nós antes de desenvolvermos as perícias de meditação necessárias para atingir o grande potencial da mente no momento da morte.

    NESTE RETIRO DE 3 DIAS LAMA ZOPA NORBU, ESTARÁ NOS INTRODUZINDO AOS ENSINAMENTOS DO LIBRO TIBETANO DOS MORTOS. "BARDO TODHOL" - por ser um tema muito profundo, pedimos aos alunos que tentem participar do seminario completo.


  • Investimento:

    R$ 270 (duzentos e setenta reais) 
    Esta taxa é direcionada a cubrir os gastos de manutenção do Jardim do Dharma. Os ensinamentos do Lama Zopa Norbu, não são taxados.

    OFERENDAS:
    Qualquer valor que voce quiser oferecer será bem vindo!

    PATROCINE UM  AMIGO
    Nestes tempos dificeis, oferecer um fim de semana onde a pessoa possa escutar ensinamentos espirituais pode fazer uma enorme diferença.
    Se os ensinamentos do Lama Zopa, estar perto das estupas (que contem as reliquias do Sr. Buda e do Patriarca Bodhidharma), são de beneficio para voce, crie a oportunuidade para que um amigo, parente ou colega de trabalho, possa receber os mesmos beneficios.
    Muitas vezes pensamos que nossos amigos estão bem e que nao necessitam de cuidado algum, depois de dias, descobrimos que alguem tirou sua vida porque estava passando por uma depresão muito severa.
    Com este simples gesto de patrocinar seu amigo ou parente vocé estará colaborando com a transformação de nosso mundo e da vida de todos os seres..
    REFLITA SOBRE ISSO!!!


  • Observações:

    SAIDA 
    O sistema de transporte  rumo ao JARDIM DO DHARMA será cooperativo, através de caronas. 
    Sairemos às 7:00 de sábado (02 / 11) na frente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, rua José Maria Lisboa, 612 - Jardins - São Paulo. (para quem vier de mêtro, desça na estação do Trianon Masp e desça a rua Pamplona em direção ao bairro dos Jardins).
    Por favor, avise na inscrição se você  tem carro e quantos lugares  pode oferecer ou se precisa de carona.  

Formulário de Inscrição

* campos obrigatórios