Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

 

Primeira Grande Stupa Dharma Kaya da América Latina

 

 

O que é uma Stupa?
Originalmente um relicário que guardava as relíquias de Buda, a Stupa tornou-se uma forma artística e arquitetônica de grande importância no mundo Budista.
No Tibete, quando um grande mestre de meditação morria, uma Stupa seria construída para conter no seu altar os restos do professor e agir como ponto focal para que seus alunos e outros na sua ausência. A forma da Stupa construída, representa o Buda coroado e sentado em postura de meditação sobre um trono de leão.
Diz-se que venerando uma Stupa pode-se "encontrar o mestre". Buda instruiu seus alunos a que cremassem seu corpo e colocassem suas cinzas e restos mortais numa Stupa. As pessoas poderiam visitar a Stupa e venerá-la, renovando assim, suas conexões com seus ensinamentos. Desde aquele tempo, centenas de milhares de Stupas tem sido construídas, contendo as relíquias de Buda e de muitos outros mestres iluminados. "Porque a Stupa é construída a céu aberto, muitos seres humanos e não humanos irão andar a sua volta e assim receber suas bênçãos."

Os poderes de uma Stupa
É possível pensar que quando as Stupas foram construídas (antigamente), elas tinham o poder de ajudar as pessoas a reunir méritos. E uma Stupa construída nos dias de hoje, teria o mesmo poder? Para qualquer Stupa ser de benefício aos outros, existem quatro itens que necessitam ser colocados dentro dela. Se os quatro tipos de relíquias estiverem presentes em qualquer Stupa, não importa quando ou onde a Stupa é construída, ela terá definitivamente o poder de beneficiar aos outros.
Estas são as "quatro relíquias":
Primeira relíquia - São as relíquias do Dharmakaya. Elas referem-se aos dharanis, ou os Mantras que foram ensinados por Buda.
Segunda relíquia - São as relíquias dos Budas, Bodhisattvas e gurus.
Nossa Stupa possui fragmentos de muitos mestres do Budismo Tibetano, fragmentos de ossos e dentes e também pílulas que são a quintessencia das relíquias de grandes praticantes e mesmo do próprio Buda as quais foram passadas constantemente de geração em geração.
Terceira relíquia - São os cabelos e as roupas dos Budas, Bodhisattvas e gurus.
Em nossa Stupa, no Jardim do Dharma nós possuímos as relíquias dos mestres importantes da linhagem, como Kalu Rinpoche, seu Mestre, e outros.
Quarta relíquias - São as em forma de pílulas as quais se originaram de uma relíquia real. Duplicada do original, foram produzidas, contendo uma porcentagem da relíquia original.
Nós temos elas em nossa Stupa e sua colocação foi testemunhada pelos diretores do Centro quando de sua colocação dentro da Tsokchin ou "Pilar Central".

 

Estrutura da Stupa
1) A estrutura básica de uma Stupa consiste de uma fundação quadrada representa a terra, e simboliza os dez atos virtuosos, os que permitem a acumulação de mérito necessário para o desenvolvimento da sabedoria unisciente.
2) Três degraus que vão do maior ao menor, que representam as três jóias nas quais toma-se refugio, Buda, Dharma e Sanga.
3) O Trono que se representa geralmente como um suporte formado por oito leões das neves, situados em casais cada um nas direções cardinais.
4) O Vaso dos tesouros situado no interior da base que simboliza as oito nobres riquezas.
5) Os dois degraus que representam o pequeno e grande loto, que simbolizam as seis virtudes transcendentais ou os seis paramitas; generosidade, paciência, diligencia, ética, concentração meditativa e sabedoria.
6) Um degrau mais amplo (pechen) situado os que representam os lotos, cujos quatro cantos simbolizam os quatro pensamentos incomesuraveis; equanimidade, amor, compaixão e alegria.
7) Quatro degraus empilhados de maior à menor. O primeiro simboliza as quatro atenções fundamentais impermanência do corpo, impermanência das sensações, insubstancialidade dos pensamentos, e a existência condicionada, o segundo representa os quatro esforços perfeitos (o esforço de preservar às condições favoráveis existentes, o de produzir às condições favoráveis que ainda não tem aparecido, o de afastar as condições desfavoráveis existentes, o de evitar a aparição de novas condições desfavoráveis), o terceiro simboliza os quatro pilares miraculosos (oração, pensamento, perseverança, ação), e o quarto simboliza as cinco faculdades espirituais (fé, diligencia, atenção, concentração e conhecimento).
8) Por cima deste quatro degraus, situasse outro, a base imutável que sustenta a bumpa.
9) A Bumpa ou Jarra, que representa o elemento água e cuja simbología são os sete ramos do despertar; lembranças de vidas anteriores, conhecimento de todos os Dharmas, diligencia, regozijo, mestria em todas as disciplinas, concentração meditativa e equanimidade. Tanto os degraus descritos anteriormente como a própria Bumpa estão recheados de objetos preciosos como pedras preciosas ou semi preciosas, Mantras, objetos sagrados, relíquias, etc.
10) Também no interior destes degraus existem uma mandala sobre a que descansa a parte inferior do Sok Shing ou a árvore da vida, um pilar de madeira que parte de dito mandala e se erige pela parte interna da Bumpa e os anéis, no qual se escrevem cinco tipos diferentes de Mantras, que tem a ver com os cinco tipos de corpos de emanação de Buda.
11) Este pilar também é conhecido como a Alma da Stupa.
12) Um suporte que serve de base para a construção dos treze anéis.
13) Uma base quadrada onde pintam-se os olhos de Chenresig (o Bodhisattva da Compaixão Infinita) orientados nas quatro direções e olhando a todos os seres com amor e compaixão. Simboliza o octuple nobre caminho; visão perfeita, esforço perfeito, atenção perfeita, compaixão perfeita, palavra perfeita, ação perfeita, vida perfeita, concentração perfeita.

14) Uma flor de loto aberta sobre a qual se depositam os treze anéis do Dharma que se empilham de maior a menor . Com eles é representado o elemento fogo e simboliza as três lembranças essenciais.
15) O parasol representa o elemento ar e simboliza as qualidades supremas. Também dá proteção contra todo o mal existente.
16) A coroa acima da Stupa a qual possui o símbolo duplo do Sol e da Lua, é o emblema da Unidade Gêmea daVerdade Absoluta (da esfera além da compreensão normal) e da Verdade Relativa (da esfera mundana).A lua que simboliza a eliminação de todos os sofrimentos e o Sol que simboliza o resplendor da compaixão.
17) Estas são as "quatro relíquias"A Jóia ou "Tigle" que é colocada acima do Sol representa o elemento espaço e vacuidade e simboliza a realização de todos os desejos. Também representa a Semente da Mais Alta Iluminação.

Benefícios obtidos ao caminhar ao redor da Stupa
Realizamos práticas de caminhar ao redor da Stupa, em atitude meditativa e reflexiva, entoando mantras sagrados, prática tradicional que é de grande benefício individual, aliviando e purificando os praticantes de seus Karma negativos, aflições, temores
e enfermidades. Stupa em Tibetano é chamada objeto de oferenda: qualquer tipo de oferenda, seja feita com o corpo físico, com as palavras ou com a mente, purifica as negatividades do corpo, palavra e mente. Quem constrói uma Stupa ou ajuda a constrói-la de alguma forma, recebe bênçãos que vem do próprio Sidarta Gautama o Buda. Andar no sentido horário, purifica as negatividades e nos liberta das enfermidades e acidentes que encurtam a vida. Andar e cantar Mantras, purifica as negatividades causadas pelas palavras más, mentiras, enganos, fofocas, injurias e enfim purifica todos os problemas que podem nos causar o mal uso da palavra. Manter uma atitude mental de regozijo, enquanto se caminha ao redor da Stupa, cantando Mantras, elimina qualquer tendência mental dirigida à maldade, e purifica as raízes do ódio, da raiva e da estupidez. Entrar no santuário da Stupa, fazer prostrações, orações ou meditação, purifica karmas negativos de nossas vidas anteriores e desta vida, plantando sementes futuras de Karma positivo, recebendo também as bênçãos de Buda. As Stupas promovem a harmonia, prosperidade, boa saúde, paz e eliminam a ignorância. Subjugam o medo, a corrupção e a poluição, trazendo bênçãos ao ambiente no qual são construídas, àqueles que a construíram, visitam e veneram.

 

Os benefícios resultantes da construção de stupas
Como o Buda mesmo disse no sutra Med Ton Djoung We Do: “Ananda, o mérito acumulado por aquele que constrói uma stupa do mahaparanirvana do perfeitos Budas, Tathagatas e daqueles que foram vitoriosos contra todos os demônios, mesmo que ela seja do tamanho de uma ameixa, a árvore da vida (pilar central) tão fina quanto uma agulha, a cobertura (pára-sol) como uma folha de zimbro, a estátua do tamanho de um grão de cevada e as relíquias do tamanho de uma semente de mostarda, ainda assim este mérito é muito maior que os méritos acumulados pelos filhos e filhas de nobre família de intensa devoção quando criam trezentos mil universos feitos dos sete tipos de materiais preciosos e os oferecem aos grandes seres, tais como 'àquele que adentrou o caminho' (Srotapanna), 'aquele que retornará somente mais uma vez' (Sakadagami), 'àquele que não retornará mais' (Anagami), ‘àquele que foi vitorioso contra seus inimigos (as emoções conflitivas)' (Arahat). E, de novo, ao se dirigir ao filho de Brahmim, o Buda enumerou 18 benefícios que resultam da construção de uma stupa:

Renascerá em uma família real / Obterá um belo corpo / Obterá um discurso arrebatador/ Um mero olhar seu será de grande alegria para os outros / Será dotado de uma personalidade bastante encantadora e atraente / Será erudito nas cinco ciências / Será um exemplo para todos / Será elogiado em todas as direções / Será inclinado para os sons e as palavras do Dharma / Viverá somente com alegria / Será venerado por homens e deuses / Obterá grandes riquezas / Terá a concessão da longa vida / Todos os seus desejos serão satisfeitos / As suas atividades benéficas e sabedoria irão apenas aumentar / O seu corpo ficará indestrutível como um dorje / Renascerá nos reinos superiores de existência / Alcançará rapidamente o perfeito estado do despertar.

 

 

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960