Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

 

 

 

SUA EMINÊNCIA 0 10º SANGYE NYENPA RINPOCHE

 

HH Karmapa

 

Imagem à esquerda:
Sua Santidade
o 16º Karmapa
Ranjung Rigpe Dorje

 

 

 

Imagem à direita:
Sua Santidade
Dilgo Rinpoche Kyentse

DilgoKhyentseR
SangyeNyenpaR
Imagem à direita: O 10º Sangye Nyenpa, garoto, com Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche.
   
DilgoKR_SangyeNR

De acordo com a história da linhagem, o primeiro Sangye Nyenpa, Tashi Paljor (1457-1525) foi um discípulo de Sua Santidade o 7º Karmapa, Choedak Gyatsho. O nosso presente Rinpoche Residente é o décimo de uma linhagem de Sangye Nyenpa reencarnados.

Paro

Sua Eminência, o 10 Sangye Nyenpa Rinpoche nasceu em 1964 em Paro Taktsang , templo de Guru Rinpoche, Butão, e foi reconhecido por Sua Santidade, o 16 º Karmapa , que viu através de sua Visão de Sabedoria o local de nascimento, nome dos pais, do ano e sinal de nascimento e, portanto, deu indicações claras. Nyenpa Rinpoche nasceu em uma família de praticantes; Sangye Lekpa e a mãe Karma Tshewang Choden.

Imagem à esquerda: Paro Taktsang

Na tenra idade de quatro, ele trouxe para Rumtek Mosteiro por Sua Santidade o 16º Karmapa Ranjung Rigpe Dorje, onde foi entronizado por Sua Santidade o 16 º Karmapa, recebendo o nome de "Karma Palden Rangjung Thrinle Kunkyab Tenpe Gyaltsen Pal Sangpo ". Ele recebeu de Sua Santidade o 16 º Karmapa o Iniciante e votos de Bodhisattva, muitos capacitação do tantra ioga, instruções sobre Chagchen Da Ser, Marig M ü NSEL (eliminando a escuridão da ignorância), ö Ch ku Tzubtsug (Apontando o Dharmakaya) , etc, e este foi introduzido para a realização final.

 

Sua Eminência Sangye Nyenpa foi criado no Mosteiro Rumstek por Sua Santidade o 16º Karmapa e muitos outros mestres. Tinha uma relação particularmente estreita com a Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche. O prévio 9º Sangye Nyenpa Rinpoche, que faleceu em Rumstek em 1962, tinha sido o irmão mais velho de Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche. Desde cedo, ele foi estudar filosofia budista com vários professores da Kagyu e Nyingma, incluindo Sua Santidade o 16º Karmapa e Sua Santidade Dilgo Kyentse Rinpoche. Sua formação foi aprofundada em Sutrayana e aprendizagem Tantrayana textual, filosofia, liturgia, meditação e assim por diante, no Instituto Nalanda, em Rumstek, Sikkim, num total de dezoito anos e obteve o título de um Acharya. Um estudioso e praticante realizado, Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche ensinou três anos no Instituto.

Imagem acima: Mosteiro Rumstek

Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche é um dos Rinpoches mais instruídos, tanto na filosofia quanto em rituais tântricos. Quando a construção do Mosteiro Benchen foi concluída nos anos noventa, Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche deu a transmissão do Kangyur inteiro para milhares de pessoas.

Nos últimos anos, ele restaurou a sua tradicional sede em Nangchen, o grande Mosteiro Benchen, o qual foi originalmente fundado pela 4º Sangye Nyenpa Rinpoche. O Mosteiro Benchen foi cuidado por ele próprio e em 2006, no 15º dia do ano novo tibetano, o terceiro retiro três anos e três quinzenas começou, sob a orientação do Sangye Nyenpa Rinpoche.

Seus outros projetos consistem na conclusão de uma universidade monástica, ou "Shedra" em Pharping, perto de Katmandu, com o propósito de ensinar a filosofia budista. Ele também reconstruiu o mosteiro em Qinghai, na China e também tem dado transmissões à Sua Santidade o 17º Karmapa, no Mosteiro Gyuto e, assim como a muitos monges e para o público no Mosteiro Sherabling, na Índia.

Imagem à esquerda: com S.S. 17º Karmapa em 1993 no Mosteiro Tsurphur

Em recente Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche teve uma visão de construir um modesto centro de retiros em Gomphukora, à Oeste do Butão, em um terreno religioso que foi abençoado por Guru Rinpoche com muitas orações auspiciosos realizadas ao longo do tempo e é um dos motivos de peregrinação no Butão.

Atualmente, Sua Eminência Sangye Nyenpa viaja para vários países da Ásia e, tanto quanto a Europa todos os anos para difundir os ensinamentos do Dharma, dar transmissões ao público e fortemente tentando ajudar as tantas pessoas quanto possível. Sangye Nyenpa Rinpoche reside no Mosteiro Benchen Phuntsok Dargyeling, em Katmandu, Nepal.

Fonte das imagens e textos: http://www.sangyenyenpa.com/about_rinpoche

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960