topo

MEDITAÇÃO

Alguns esclarecimentos

Quando pensamos no processo da meditação, muitas ideias vem a nossa mente.

Nestes tempos onde a informação prevalece sobre a educação, saber o que realmente é meditar torna-se muitas vezes confuso por não dizer incompreensível.

Existem muitas técnicas de meditação, orientais e ocidentais, temos aquelas que provem de uma linhagem mística verdadeira até aquelas que surgiram de devaneios de pessoas muitas vezes bem intencionadas porem sem informação alguma.

A meditação hoje se confunde com técnicas de relaxamento e combate ao stress, coisas da sociedade de consumo, a ideia de que a meditação simplesmente nos isola de nossos problemas e de nosso mundo conturbado,  nos faz acreditar que a meditação é um tipo de droga psicodélica onde podemos dar renda solta a todo tipo de fantasia que em ultimo dos casos nos leva a frustração e vazio interior.

Por estes motivos e outros tantos, é importante primeiro saber o que e Meditação e o que ela realmente pode nos oferecer?

http://3.bp.blogspot.com/-b3TDD2jtsls/UKDVcmb-0fI/AAAAAAAAAYg/J9rMikagKrU/s1600/Dharma3.JPG

Aqui algumas respostas:

O que é meditação?

A sua essência se resume numa simples palavra: “prática”.
Porém quando falamos em prática, estamos nos referimos à que é conhecida como tranquilidade ou como insight, ou em termos sânscrito Vipasana e Samadhi, e em chines Chi e Kuan.

 

Para quê treinamos meditação?

Basicamente para sermos felizes a curto e longo prazo.

Com relação à felicidade em curto prazo estamos nos referindo ao prazer físico e ao prazer mental.

Mas se olharmos mais profundamente vamos ter que aceitar que para sermos felizes antes devemos ter certa paz em nossa mente, porque se nossas mentes estiverem infelizes e sem tranquilidade  não importa quanto prazer físico possamos experimentar que não nos sentiremos felizes.

Podemos observar essas estrelas de rock que com menos de trinta anos, encontram a morte pela quantidade de drogas que elas consumem.
Porque consomem tantas drogas? Porque apesar de terem tudo o que o material pode lhes oferecer o mais básico que é a mente em estado de paz eles não a possuem.

 

Observando a nossa mente

Se nos observamos nossa mente o que encontramos é uma constante e enorme quantidade de pensamentos confusos e desconexos – (tente manter um pensamento só por 10 segundos). Então poderá perceber que alguns desses pensamentos são agradáveis, até mesmo prazerosos. Alguns deles, porém, são desagradáveis, agitados e preocupantes. Se vocês examinarem de vez em quando os pensamentos presentes em suas mentes, verão que os pensamentos agradáveis são comparativamente poucos, e os pensamentos desagradáveis, muitos - o que significa que enquanto suas mentes forem governadas ou controladas pelos pensamentos que surgem, vocês serão bastante infelizes.

Então, para ganhar o controle desse processo, nós começamos com a prática da meditação de tranquilidade.
Na realidade, os benefícios a curto prazo da meditação são mais que apenas a paz da mente, porque nossa saúde física também depende, em grande parte, do nosso estado mental. Assim, se cultivarem esse estado de satisfação e paz mental, vocês tenderão a não ficar doentes, e a se curarem facilmente quando e se ficarem doentes. A razão para isso é que uma das condições básicas que provocam estados de doença é a agitação mental, que produz uma agitação correspondente ou uma perturbação dos canais e energias do corpo.

Este é o motivo que está relacionado com o esticar as juntas e tornar nosso corpo uma unidade.

Além de treinarmos meditação, nosso corpo deve ser aberto e nosso espírito estar livre de toda influência dos pensamentos negativos. Assim, as energias poderão circular livremente pelos canais de Chi, trazendo não somente boa saúde como também aumentando a nossa sabedoria.

Também a agitação dos canais de Chi ou energias impede o benefício que poderia ser obtido com o tratamento médico.

Se praticarem meditação, quando suas mentes se acalmarem, os canais e energias que circulam voltam ao seu funcionamento normal, vocês não terão tendência a ficar doentes ou se tornarão capazes de curar qualquer doença que tenham anteriormente. Ou seja, através da correta prática de meditação, além de boa saúde também encontraremos a possibilidade de termos sabedoria, alegria e a paz mental que quando realizadas acalmam e corrigem o funcionamento dos canais e suas energias, dando lugar à cura e à prevenção das doenças.

O benefício a longo prazo ou final da prática de meditação é se tornar livre de todo sofrimento, o que significa já não ter que experimentar os sofrimentos do nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte.

Esta realização da liberdade é chamada, na linguagem comum a todas as tradições budistas, budeidade, ou estado de Buddha.

Também tentemos compreender que a natureza positiva ou negativa de nossa mente se reflete nas aparências exteriores que nossa própria mente nos envia. A manifestação exterior é uma resposta à qualidade de nosso mundo interior.

A felicidade que desejamos não virá da reestruturação do mundo que nos cerca, mas da reforma de nosso mundo interior. O indesejável sofrimento só cessará na medida em que não embotarmos nossa mente com todos os tipos de negatividades.

Enquanto não reconhecermos que felicidades e sofrimentos têm sua origem em nossa própria mente, enquanto não soubermos distinguir o que, por nossa mente, é proveitoso ou nocivo, e que a deixamos à sua insalubridade ordinária, permanecemos impotentes para estabelecer um estado de felicidade autêntica, impotentes para evitar as contínuas estados de sofrimento. Qualquer que seja nossa esperança, ela será sempre decepcionada.

O Lama Zopa Norbu, Diretor-Fundador do Jardim do Dharma, abre as portas do Jardim do Dharma para oferecer retiros individuais de meditação. Nestes retiros o Lama Zopa Norbu estará acompanhando e orientando individualmente aos praticantes.

 

 
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

CADASTRE-SE: RECEBA NOSSOS EMAILS
Nome
Email
 
São Paulo: Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 01 - Jardins - Tel: (11) 3884-8943

Centro de Retiros do Jardim do Dharma: Rua das Gabirobas, 316 - Bairro das Cerejeiras - Cotia⁄SP