Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

 

 

HISTÓRIA DE SANGYE NYENPA

 

 

A Linhagem de Reencarnação Sangye Nyenpa

Os Rinpoches Sangye Nyenpa são membros da Ordem Karma Kagyü do budismo tibetano. Os membros da linhagem Sangye Nyenpa são considerados emanações do Pandita Mriti Jhana. O primeiro Sangye Nyenpa Rinpoche foi reconhecido pelo 7º Karmapa Chödrak Gyatso e serviu como detentor da linhagem do Karma Kagyü passando as transmissões de linhagem completas para Sua Santidade o 8º Karmapa, Mikyo Dörje. A sede dos Sangye Nyenpa Rinpoches era originalmente o Mosteiro de Benchen, que fica 30 km ao sul de Jyekundo (Sudeste de Qinghai) e foi construído em torno da caverna de meditação do Sangye Nyenpa anterior.

(1457-1525), o primeiro Sangye Nyenpa Rinpoche, também conhecido como Denma Drubthob ou Drubchen Denma, nasceu em Nyen Phodrang no Thadul Gyi Tsuglag Khang em Den Lhakhang Drölma, na parte leste do Tibete. Um grande e importante mestre da linhagem Kamtsang ou tradição Karma Kagyu.

Na idade de seis anos, ele conheceu Sua Santidade o 7º Karmapa Chödrak Gyatso por quem desenvolveu fé extraordinária e com quem esteve até os sete anos. Dele recebeu o nome Tashi Paljor. Na idade de oito anos, ele recebeu os votos noviços (mais tarde a ordenação completa), iniciações e instruções profundas a partir de Sua Santidade o 7º Karmapa, e estudou todas as ciências exteriores e interiores com grande diligência, sob a orientação de Bengar Jampal Sangpo (entre o 15º -16º século).

 

Imagem à esquerda:
Sua Santidade o 7º Karmapa Chödrak Gyatso

 

 

 

Imagem à direita:
Sua Santidade o 8º Karmapa Mikyöd Dorje

Sua Santidade o 7º Karmapa, em seguida, instruiu-o a meditar por três anos em Kampo Nenang, dois anos em Tsurphu, dois anos em Palpung e um ano nas montanhas Tangla. Diz-se que para estes oito anos, ele se baseou unicamente no "alimento de absorção meditativa". Depois que ele passou mais cinco anos meditando em reclusão na ilha Semodo no grande lago conhecido como Namtsho. Tashi Paljor era um discípulo de Sua Santidade o 7º Karmapa Chodrak Gyatso.

Quando ele tinha 43 anos, ele esteve em seu lugar nativo em Denma, uma vez quando ele estava hospedado no último andar de um prédio de quatro andares um grande terremoto ocorreu e, em vez de ser morto e enterrado sob os escombros, ele voou para o ar e escapou ileso. Muitas pessoas testemunharam isso e desde esse incidente, ele foi chamado Mahasiddha Nyenpa. Ele passou para o Nirvana com a idade de 65 anos, e de acordo com Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche, a "base de emanação" de Sangye Nyenpa Tashi Paljor é o futuro Buda Maitreya. Ele também é considerado uma emanação do mestre indiano Jnanagarbha, um dos professores do grande tradutor Marpa.

Os Sangye Nyenpa Rinpoches foram os seguintes:

  • 2º Sangye Nyenpa Lhungpo Rabten
  • 3º Sangye Nyenpa Geleg Nyingpo
  • 4º Sangye Nyenpa Geleg Gyamtso, o fundador do Mosteiro Benchen, como seus dois de seus antecessores, no grande mosteiro de Surmang. Mas depois de anos se passaram, ele saiu de lá e começou a passear mundo afora. Um dia ele chegou a uma região chamada Ga.

Imagem à direita: Dorje Bernagchen

Ele encontrou um lugar particularmente agradável e fez o seu acampamento lá. Como ele gostou tanto, pensou que seria possivelmente um bom lugar para estabelecer um mosteiro. Um dia, durante a meditação, ele notou um corvo particularmente grande e o pássaro pousado sobre uma rocha grande dançando encima dela, fazendo muito barulho. Intrigado com o comportamento incomum, ele aproximou-se para olhar para o pássaro. Quando ele chegou perto da rocha, ele viu como o corvo deixou cair algo fora de seu bico e, em seguida, voou para longe. Sangye Nyenpa subiu a rocha e encontrou o objeto que o pássaro deixou cair. Era uma pequena imagem turquesa do protetor Dorje Bernagchen, o principal protetor da linhagem Karma Kagyu. Esta imagem foi depois consagrado no santuário principal do mosteiro. Como ele considera que este é um sinal muito bom, ele imediatamente começou a buscar a quem pertencia o terreno sobre o qual ele pretendia construir seu mosteiro.

O proprietário era um cacique local chamado Rardha Pontsong (Chime Rinpoche que vive em Londres é um descendente direto daquela família). Como Sangye Nyenpa relatou tudo o que tinha acontecido, Rardha Pontsong ficou imediatamente muito entusiasmado, doou toda a terra para Sangye Nyenpa e prometeu ajudar na construção. Logo após, a construção começou, mas obstáculos estranhos, tais como tempestades, terremotos, etc., ocorreram. Ocorreu a Sangye Nyenpa, que isto pode ter sido causado pelo protetor da família Rardha, que não haviam sido consultados ou a quem não haviam pedido permissão para construir o mosteiro.

 

 

 

Imagem à esquerda: Shing Kyong Kunga Zhonnu

Sangye Nyenpa então se aproximou Rardha Pontsong relatando todos os problemas e perguntou-lhe quem era o protetor da família. Ele mais tarde soube que era Shing Kyong Kunga Zhonnu e logo começou um retiro de um mês, favorecendo o protetor. Quando o protetor finalmente apareceu para Sangye Nyenpa, ele prometeu construir um santuário especial para ele, adorá-lo e fazer dele o protetor especial de Benchen e sua linhagem. Desde então, todos os seguidores dos lamas do Mosteiro de Benchen se beneficiam particularmente de manter Shing Kyong Kunga Zhonnu como seu protetor. A construção do Mosteiro de Benchen correu tranquilamente depois disso este Mosteiro Benchen foi a sede dos Sangye Nyenpa Rinpoches e outros lamas do mosteiro. Durante a revolução cultural na década de 1960, Benchen foi completamente destruída e nos últimos anos, foi re-construída pelo presente 10º Sangye Nyenpa Rinpoche.

  • 5º Sangye Nyenpa Deleg Nyingpo
  • 6º Sangye Nyenpa Drubgyu Tendar
  • 7º Sangye Nyenpa Sherab Nyingpo
  • 8º Sangye Nyenpa Tashi Drubchög que foi reconhecido por Tenzin Chogyal como a reencarnação de Lama Samten, o 1º Tenga Rinpoche. A partir de então uma conexão especial foi estabelecida, que Tenga Rinpoche continuou a ter em sua vida presente desde o 3 anos de idade.
  • 9º Sangye Nyenpa Tenpa Nyima, que faleceu no Mosteiro de Rumtek em 1962 era o irmão mais velho de Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche e o professor raiz do Ven. Benchen Tenga Rinpoche.

 

Imagem à direita: 9º Sangye Nyenpa Rinpoche Tenpa Nyinma


 

  • 10º Sangye Nyenpa Karma Palden Rangjung Thrinle Kunkyab Tenpe Gyaltsen Pal Sangpo

Sua Eminência o 10º Sangye Nyenpa Rinpoche foi reconhecido por Sua Santidade o 16 º Karmapa.

Para ler mais sobre Sua Eminência o 10º Sangye Nyenpa Rinpoche CLIQUE AQUI

 

 

Fonte das imagens e textos: http://www.sangyenyenpa.com/history

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960