Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

 

 

 

BIOGRAFIA DE KHEMPO TSULTRIM RINPOCHE

 

O Mui Venerável Khempo Tsultrim nasceu no Tibet Oriental, em 1934.

Na sua juventude estudou sob a tutela do Lama Zopa Tharchin, um yogue do mosteiro de Dilyak.

Após ter completado os seus estudos, permaneceu junto ao seu lama, numa gruta, indo estudar na cidade de Dilyak os textos Mahayana, com o mestre Teya Drupon.

   

Após ter realizado seus estudos Mahayana foi a Tsurphu (mosteiro de S. S. Karmapa) onde recebeu valiosas instruções do 16° Karmapa, permanecendo numa gruta perto deste mosteiro por mais um ano. Neste ano continuou seus treinos do ritual Chod e recebeu ensinamentos do Dilyak Drupon, que incluíam o Zabmo Nang Gi ponga, o significado interno profundo, e o Hevajra Tantra.

Anos mais tarde, na Índia, Rinpoche recebeu o titulo de khempo diretamente do 16°Karmapa e depois o grau de Geshe (doutor em Teologia) diretamente de SS o 14° Dalai Lama. Também recebeu as iniciações completas de Rinchen Terdzo diretamente de Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche no Bhutão, em conjunto com a transmissão do texto Dzogchen, Lam Rim Yeshe Nyingpo (Caminho Gradual da Sabedoria do Coração) de Dilgo Khyentse Rinpoche.
Khenpo Tsultrim construiu o mosteiro para freiras e um centro de retiros assim como o templo Para a Mãe Libertadora no Bhutão. A pedidos do 16° Karmapa, Rinpoche foi para Europa e iniciou um trabalho de treinamento de tradutores da língua tibetana oral e escrita.

Também fundou o Thegchen Shedra no ano de 1978, onde treinou pessoalmente a muitos tradutores ocidentais e muitos lamas itinerantes.

No ano de 1985 Rinpoche fundou o Instituto Marpa no Nepal, e ensina atualmente no Mosteiro de Pullahari, sede de inverno de S. E. Jamgon Kongtrul Rinpoche.

Junto a Thrangu Rinpoche, Khenpo Tsultrim têm sido responsável de treinar à nova geração dos Kempos da Escola Kagyu no Instituto Nalanda no Sikkim. Também é reconhecido no mundo pela sua habilidade no debate, suas canções espontâneas e sua capacidade de apresentar idéias claras sobre a filosofia budista.

 

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960