Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

 

CARTA DO LAMA ZOPA NORBU

Queridos Amigos do Dharma

Perguntei ao Secretario do Mui Venerável Kyabje Tenga Rimpoche, sobre o que significa ter o Kangyur e o Tengyur em nosso Jardim do Dharma. Vejam o que ele me respondeu:

“Significa que você terá todos os ensinamentos do Buda mesmo, além dos comentários feitos pelos grandes Panditas (grandes eruditos) e Siddhas Indianos.(mestres que realizaram os poderes transcendentais)
O que o Kempo nos enviou é o Derge Kangyur e Tengyur.
Há apenas 3 ou 4 grandes publicações em tibetano.
Apenas possuir estes textos no seu Centro é uma benção muito grande.
Desta forma o seu templo torna-se um "Verdadeiro Templo". Este é o significado da palavra "Tsuklag Khang". Um lugar onde as escrituras sagradas do dharma são mantidas.
Ocorreu uma historia interessante na França há uns dois ou três anos atrás. Sua Santidade o Dalai Lama estava na França e foi solicitado por um grupo a ir consagrar seu novo templo. Eles tinham feito um local muito bom, gastaram muito dinheiro na construção e tinham 1000 estatuas de Buda e tudo o mais.
Então S.S. Dalai Lama perguntou, "onde esta o Kangyur e o Tengyur?" Eles não os tinham. S.S.respondeu, "Oh verdade? Bem, então não é um templo real!"
Vejam a importância então de termos em nosso "Tsuklag Khang" toda a obra do Sr. Buda.

Também Kempo-la nos enviou os cinco grandes textos da escola Karma Kagyu conhecido pelo seu nome em tibetano: “Zhungchen Kapod Nga" ou "Cinco Livros Básicos" que são:

"Dul wa, Uma, Sherchin, Tsadma and Dzod estes são os cinco principais textos que se estudam nas shedras e que contem os comentários do 8º Karmapa." Mikyö Dorje (1507 – 1554)

Estes cinco tratados são também incluídos no Kangyur mas podem ser por outro lado apresentados como uma coleção separada.

 

O Kangyur ou tradução da palavra de Buda do ano 1731 conta com:


1. Vinaya-sutras: que são os textos básicos da disciplina monástica. 21 Volumes.

2. O Abhidharma-kosha que lida com a fenomenologia. Este texto em especial foi escrito por um dos maiores mestres da Psicologia, Filosofia e Metafísica, Vasubandu:

Vasubandu foi um dos pensadores mais notáveis que se especializou em observar os estados mentais em seus estados mais puros, ele junto com o seu irmão Asanga, apresentaram ao mundo a visão da sétima e a oitava consciência além da consciência criada pelos cinco sentidos mais a mente.

3. O Madhyamikavatara: Uma das principais escolas do Mahayana, fundada pelo mestre indiano Nagarjuna, no qual a tônica é colocada sobre a exposição e a prática da vacuidade. Esta é definida como se situando além dos extremos de existência, de inexistência, da combinação dos dois e a refutação dos dois. Também esta escola é conhecida como a que originou o pensamento do Caminho do Meio.

4. Prajnhaparamita Sutra: Discurso sobre a Perfeição da Sabedoria; coleção de aproximadamente 40 textos do budismo MAHAYANA, incluindo o Sutra do Coração. 21 volumes

Pramana-vartika que corresponde aos “tesouros da ciência da cognição valida” (pranama Yuktiniki) e os comentários”a cognição Valida” (pranama vartika) Este trabalho é um dos sete principais comentários em lógica escrita por Dharmakirti, explicando os ensinamentos de Dignaga em seu texto Pramanasamuccaya. Este trabalho continua sendo, até os dias de hoje, uma das principais referencias, dos textos indianos, sobre a Lógica Budista.

 

Tengyur.

Tradução dos Tratados – 224 volúmes, 3626 textos em acordo coma versão estándar de Beijing de 1411 que conta com:

As preces de homenagem – 1 volumen, 64 textos
Comentarios sobre os tantras – 86 volúmes, 3055 textos

Outros comentarios ou tratados – 137 volúmenes, 567 textos

Comentarios sobre el sutras de la Perfección de la Sabiduría – 16 volúmenes
Comentarios sobre os Sutras

Tratados madhyamakas – 29 volúmenes
Tratados yogacaras – 29 volúmenes
Comentarios vinayas – 29 volúmenes

Obras de Abhidharma – 8 volúmenes

Contos y dramas – 4 volúmenes

Tratados técnicos (sobre temas como lógica, medicina, gramática e química) 43 volúmenes
Obras variadas – 4 volúmenes

 

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960