Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

 

 

NOTÍCIAS SOBRE KYABJE TENGA RINPOCHE

 

01 - Parinirvana de Kyabje Tenga Rinpoche

02 - Uma Breve Súplica para o rápido renascimento de Kyabje Tenga Rinpoche

03 - Adendo inserido na página do site do Monastério de Benchen

04 - Tukdam de Kyabje Tenga Rinpoche finalizado
05 - Para sua informação
06 - O Precioso Kudung foi movido para o Grande Santuário de Maitreya
07 - News from Benchen Monastery (April 21, 2012)
08 - Alteração da Data de Cremação
09 - A cremação de Kyabje Tenga Rinpoche
10 - Últimas fotos do Kudung, antes da cremação
11 - A abertura ritual da Purkhang

 

Clique AQUI e Assista ao vídeo

 

 

11 - A abertura ritual da Purkhang (31 de maio de 2012)


"Às 6:00 horas desta manhã, as cerimônias de abertura ritual da Purkhang (ou stupa de cremação) de Kyabje Tenga Rinpoche começou, como previsto. Liderados por Sangter Tulku Rinpoche, o mestre Vajra do Mosteiro Benchen, Tsultrim Lama Rabten, o Mestre de Retiro Lama Karma Gyatso, e nossos três Khenpos, Sonam Gyurme, Tsöndrü e Tsewang, bem como os mais próximos atendentes do Rinpoche e ex-administradores, Lama Geleg, Tenpa Yarphel, Sherab Wangchug, Jinpa Lodrö e Tashi Oser, os preparativos foram iniciadas para recuperar as relíquias do Rinpoche a partir das cinzas remanescentes da cremação.

No início, um ritual de purificação breve foi conduzido para purificar quaisquer possíveis contaminações dos arredores. Isto foi seguido por uma cerimônia curta conhecido como "A Descida da Benção ". Após isto, uma oferenda de bebida ou serkyem especial foi apresentado aos protetores do Dharma e divindades locais em cada um dos quatro lados da purkhang.

Isso concluiu as aberturas da purkhang, que tinha sido selada com tijolos logo após a conclusão da cremação, foram abertos e a recuperação dos restos das relíquias começou. Havia uma quantidade surpreendente de matéria óssea, em primeiro lugar, entre eles um pedaço grande do crânio do Rinpoche, coluna vertebral e articulações. O crânio foi colocado num recipiente de cobre especial, e todos os outros restos foram colocados em um vaso de cobre grande. O que mais permaneceu na forma de cinzas, etc, foi colocado em vários brocados e sacos de seda. Depois todas as relíquias recuperadas do Rinpoche foram levadas em procissão ritual em torno do mosteiro e acabaram colocadas em seus aposentos pessoais.

Como uma circunstância propícia para o rápido renascimento de Kyabje Tenga Rinpoche, boa saúde e longa vida, orações auspiciosas, bem como chá e arroz doce foram oferecidos tanto no salão principal do santuário, como na presença das relíquias do Rinpoche. Hoje também coincide com o último dia de uma elaborada prática de longa vida, conhecida como Tsedrub Sangdü, que foi realizada durante a última semana, para a longa vida de S. E. Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche e para a futura encarnação de Kyabje Tenga Rinpoche. As tormas correspondentes e substâncias de longa vida foram oferecidas às relíquias preciosas do Rinpoche.

Amanhã, 01 de junho, os atendentes mais antigos e mais próximos do Rinpoche, Lama Geleg Paljor, Tenpa Yarphel, Sherab Wangchug, Jinpa Lodrö, Tashi Oser e Karma, vão viajar para a Índia para se encontrarem com S. S. o Karmapa. Eles relatarão para S. S. todos os detalhes das últimas semanas e irão solicitar oficialmente para S. S. a olhar pelo renascimento de Kyabje Tenga Rinpoche, para que possamos ser rapidamente re-unidos com ele. Após o retorno dos seis, nós iremos verificar muito lenta e cuidadosamente através dos preciosos restos de Rinpoche, para ver quais relíquias ele, possivelmente, nos deixou. Vamos mantê-lo informado sobre este site. Verifique de tempos em tempos.

Tudo de bom para todos vocês, a partir de Kathmandu.

Imagens seguirão muito em breve!

Sherab Drime"

 

10 - Últimas fotos do Kudung, antes da cremação

Entre a primeira imagem e segunda se passaram dois meses, na qual  não foi observado nenhum tipo de deterioração. Nenhum mau cheiro, nem sinais de decadência.
Na quinta-feira (dia 31 de Maio de 2012), a Stupa da Cremação vai ser aberta para serem retiradas as relíquias.
O que já se sabe é que o cranio de Rinpoche, apesar do fogo intenso, está  completamente preservado porque pode ser visto antes da Stupa ser fechada.

 

09 - A cremação de Kyabje Tenga Rinpoche

"Como programado, o dia começou com um ritual de circumbalação na Stupa Svayambunath, que começou às 7:00 am. O Precioso Kudung foi acompanhado por um grande número de alunos do Rinpoche de todo o mundo, bem como pelos devotos locais e seguidores de todas as escolas . A rua estava ladeada por muitas pessoas com incenso, flores e kathags. Alguns espontaneamente ofereceram cânticos melodiosos quando o Kudung passou. Por volta de 8:30 da manhã a procissão chegou de volta ao mosteiro quando o Precioso Kudung do Rinpoche foi imediatamente colocado na Purkhang.

[Fotos por Karma Sherab Wangchuk do Mosteiro Benchen]

Enquanto o Kudung estava a caminho, os quatro lamas que Kyabje Tenga Rinpoche havia solicitado especificamente para realizar os rituais de fogo, Suas Eminências Tsike Chokling Rinpoche, Chokyi Nyima Rinpoche, Tulku Damchoe Rinpoche e nosso Venerável Lama MestreVajra Tsultrim Rabten se sentaram em seus respectivos tronos e começaram os seus rituais individuais. Como por tradição, o fogo teve que ser acendido por uma pessoa que é tanto um monge completamente ordenado e não tem nenhuma ligação espiritual com o passado Rinpoche. Um monge foi encontrado e depois o fogo foi iniciado, os quatro Vajra-preceptores mencionados seguiram o exemplo.

Os rituais que foram realizados foram os seguintes: nossos monges de Benchen realizaram a oferenda de fogo de Buda Akshobya; S.E. Tulku Damchö e os lamas e monges do mosteiro de Thrangu Rinpoche realizaram a prática Sarvavid Vairocana; S.E. Chokling Rinpoche e monges praticaram Buda Amitabha do Tersar Chokling; S.E. Chokyi Nyima Rinpoche realizaram a prática de Tara, também do Tersar Chokling. Para a prática da oferenda de fogo, eles usaram um texto especial editado pelo 15º Karmapa Kakhyab Dorje, que carrega as bênçãos muito grandes. Muitos outros rinpoches, tulkus, lamas e representantes de vários mosteiros e organizações vieram para prestar seus respeitos.

O último ritual terminou às 2:00 pm, após o qual o Purkhang foi fechado por todos os lados. A fim de permitir que todo o calor residual se dissipasse, o Purkhang será mantido fechado e deixado em repouso durante uma semana. Devido as bênçãos e inspirações de Kyabje Tenga Rinpoche todos os participantes experimentaram um dia muito harmonioso e auspicioso. Todo o tempo os rituais foram acontecendo no pátio do mosteiro, várias centenas de monges, monjas e leigos cantaram o Guruyoga de S.S. o Karmapa, composto por Kyabje Tenga Rinpoche e a "Chamando o Lama ao Longe " dentro da entrada do Santuário Maitreya. Usando esta oportunidade, gostaríamos de estender nossos mais sinceros agradecimentos a todos os nossos grandes mestres por a sua orientação indispensável durante este tempo difícil, e os nossos adeptos e estudantes de todo o mundo por toda a sua paciência e ajuda.

Como muitos participantes notaram, S. E. Sangye Nyenpa Rinpoche não estava presente. Rinpoche tinha trabalhado tão duro durante estes dias de transmissão oral dos 21 volumes do Prajnaparamita Sutra e ensinamentos, o que demandou grande esforço e causou-lhe problemas de saúde consideráveis à partir do qual ele ainda não se recuperou. Portanto, ele não pôde comparecer, embora quisesse muito fazê-lo. Em vez disso Rinpoche permaneceu em Pharping e praticou lá."

 

 

08 - Alteração da Data de Cremação

 

"Irmãs do Dharma, irmãos e amigos!

 

Estou muito, muito triste em anunciar num prazo tão curto que temos de alterar a data da cremação, devido a considerações de acordo com a astrologia tibetana. Este assunto foi trazido à nossa atenção apenas muito recentemente. Os movimentos das estrelas do dia 18 de maio, que é o dia 28 do 3º mês tibetano, é "Thur Go Che" ("portão de cemitério aberto"), o que significa uma chance maior para uma cremação segundo em nossa comunidade e, nesse mesmo dia há também a constelação chamada de "Ba Den", que significa que não se deve erigir estandartes e não pendurar bandeiras de oração naquele dia. Se alguém o faz, o efeito positivo é invertido, e em vez de bem fará mal. Temos discutido o assunto longamente com S. E. Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche e chegamos à seguinte decisão:

 

  • Devido às circunstâncias, a cremação será adiada para o dia 23 de maio, que está definitivamente confirmado.
  • Todas as constelações de estrelas nesse dia são muito adequadas e muito boas.

 

 

 

Em nome da comunidade de Benchen, eu gostaria de pedir desculpas pelo atraso. Nós não queremos mudá-lo para uma data anterior mesmo que nossa Sangha não possa mudar os seus horários, pelo menos, são capazes de dar homenagem ao Kudung de Kyabje Tenga Rinpoche. De qualquer forma, considera-se muito mais importante ser capaz de ver o Kudung Precioso e receber suas bênçãos, que para participar das cerimônias de cremação.

Mais uma vez, lamentamos muito."

 

07 - News from Benchen Monastery (April 21, 2012)

 

"Aqui em Kathmandu, Swoyambhu, Benchen tipos diferentes de pessoas continuam a vir prestar homenagens ao kudung de Kyabje Tenga Rinpoche e receber bênçãos.

Durante os 49 dias nós convidamos diferentes mosteiros, incluindo conventos para realizar pujas diferentes em dedicação a Kyabje Tenga Rinpoche.
Para a 7 ª semana S. S. Karmapa recomendou que a Kalachakra puja seja realizada aqui no mosteiro de Benchen.
Além disso, começamos a nos preparar para a cerimônia de cremação. Jinpa Lodrö é responsável pela construção do phurkhang, a stupa funeral. Jamyang é responsável pela pintura e decoração da stupa funeral. Sherab Wangchug é responsável pela construção e decoração do pavilhão ao redor do local da cremação. Tempa Yarphel será responsável pela construção da tenda da puja de fogo e assim por diante. Lama Geleg é responsável pela oferta de Tsok da Kalachara puja que daremos a todos no dia da cremação. As substâncias da puja de fogo serão organizadas por Lama Gyurme Tenpel e Jinpa Lama. E Tashi Özer será responsável por organizar as oferendas tradicionais.
S. S. Karmapa gentilmente recomendou que as pujas de cremação sejam feitas nas quatro direções durante a cerimônia. No dia da cremação, ao Leste a Mitrugpa puja de fogo (Akshobhyah) será realizado pelo nosso mosteiro, liderada por Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche. No sul, a Kunrig puja (Sarvavid-Vairochana) será realizada pelo mosteiro Thrangu Rinpoche, liderada por Damchö Tulku. No Norte, a puja Drolchog (puja de Tara) e no Ocidente, a puja Öpame (Amitabha), ambas, serão realizadas pelo mosteiro Ka-Nying, lideradas por Kyabje Chokling Rinpoche e Kyabje Chökyi Nyima Rinpoche.
Essas são as novidades para agora.
Com os melhores votos.

Namaste

Tenpa"

 

06 - O Precioso Kudung foi movido para o Grande Santuário de Maitreya

 

Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche terminou a transmissão do Lung do Prajnaparamita  na sexta-feira 13 de Abril. 

Pela tarde Rinpoche deu a iniciação da longa vida a mais de 5.000 pessoas a maioria deles moradores. Contamos as pílulas da substancia de longa vida que foram doadas e o pessoal do mosteiro ficaram muitos surpresos de como estas pessoas conheciam sobre o que estava sendo realizado.De qualquer forma tudo correu muito bem.

Na manhã, do 15 de abril, às 08:35, liderado pelo Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche e Rinpoche Sangtrul,  o kudung de Kyabje Tenga Rinpoche foi transferido do santuário Tara ao grande santuário de Maitreya.

Sua Santidade Karmapa deu as instruções sobre os quais pujas devem ser realizadas no Mosteiro de Benchen a cada semana durante estas sete semanas.
1ª semana foi a puja da Yoga Guru do 16 Karmapa 
2ª semana foi puja de Chenrezig Vermelho
agora, 3ª semana Amitaba Opame Puja
4ª semana será Mithugpa puja
5ª semana será Pema Bendza puja
6ª semana será Zhitro puja
Agora estou aguardando instruções  de Sua Santidade Karmapa sobre qual puja terá de ser realizada na 7 semana e quais serão as quatro direções onde as pujas de oferenda de fogo devem ser executadas durante a cremação.
Aqui em nosso mosteiro os lamas e monges continuam realizando as pujas para a passagem de Tenga Rinpoche e à noite às 6:30 todo mundo pode se juntar para realizar "Chamando o Lama ao Longe". Além dessas pujas, as pessoas também podem visitar o kudung do Rinpoche até a cremação.

Isso é tudo por agora, vou mantê-los atualizados.
Namaste, Tempa

 

 

05 - Para sua informação

 

Pela tradição tibetana, as delegações foram enviadas para todos os grandes mestres e mosteiros, a fim de apresentar oferendas e orações e rituais de solicitação em pessoa, para o cumprimento das atividades Kyabje Tenga Rinpoche e por seu renascimento rápido.

As seguintes delegações, representando a Comunidade Mosteiro Benchen foram enviadas:

Lama Geleg Paljor e Karma Thrinle Özer foram enviados para Sua Santidade o Dalai Lama, Sua Santidade o Tridzin Sakya, Sua Santidade o Karmapa, H.H. Taklung Tsetrul Rinpoche, S.S. Kyabgön Drikung, e as vossas Eminências Tai Situ Rinpoche, Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, Minling Jetsun Khandro Rinpoche e outros. Eles também irá visitar todos os mosteiros das várias escolas tibetanas do Nyingmapa, Sakyapa, Kagyupa, Jonangpa, Gelugpa e tradições Bonpo em Himachal Pradesh, a área de Dehra Dun e adjacentes estados do norte da Índia.

Karma Lama e Chöpön Karma Tashi foram enviados para vossas Eminências Jamgön Kongtrul Rinpoche e Tsurphu Goshri Gyaltsab Rinpoche, bem como a Rumtek e os mosteiros de Kyabje Surmang Garwang Rinpoche, Kyabje Kalu Rinpoche, Kyabje Kangyur Rinpoche, o mosteiro de Kyabje Bokar Rinpoche que está atualmente sob a supervisão de Khenpo Donyo Rinpoche, ao mosteiro de Sangter Tulku Rinpoche, em Sikkim e aos outros.

Chagdzö Tenpa Yarpel, Jinpa Lodrö, Lama Lekshe Wangchuk, Lama Sherab Gyatso e Karma Sherab Zangpo foram enviados para os mosteiros de SS o Drugpa Gyalwang, H.E. Shamar Rinpoche, H.E. Mosteiro Jamgon Rinpoche Pullahari, e às vossas Eminências Kyabje Chadral Sangye Dorje Rinpoche, Namkha Drime Rinpoche, Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche, Shechen Rabjam Rinpoche, Khenchen Thrangu Rinpoche, Tulku Urgyen Yangsi Rinpoche, Tsike Chokling Rinpoche, Chökyi Nyima Rinpoche, Jamgön Phakchog Rinpoche, Tarig Rinpoche, Chagme Rinpoche, bem como para os outros.

Karma Lobsang Thubten foi enviado para visitar os grandes mosteiros gelugpas de Sera, Drepung, Ganden, Tashi Lhunpo e outros no sul da Índia, em nome do Mosteiro de Benchen. Além das oferendas apresentadas, orações e cerimônias serão requisitadas a serem realizadas toda sexta-feira, de acordo com as tradições individuais destes mosteiros respectivos.

Além disso, a questão tem sido levantada a respeito de onde a cremação do Precioso Kudung do Kyabje Tenga Rinpoche terá lugar, no mosteiro de Katmandu ou em nossos centros de retiro em Pharping. O assunto não foi discutido ainda. Assim que uma decisão foi feita, iremos informá-lo imediatamente.

Como de costume, iremos mantê-los atualizados sobre as notícias. Por favor, volte com frequência!

Sherab Drime

 

04 - Tukdam de Kyabje Tenga Rinpoche finalizado

 

Em 3 de Abril, às 3:15 pm, Kyabje Tenga Rinpoche escolheu encerrar o estado de Tukdam, que é a postura de meditação profunda na qual alguns mestres realizados entram após a morte de seus corpos físicos, depois de quatro dias e meio. O evento foi acompanhado por ocorrências meteorológicas bastante fora do comum. Aqui em Kathmandu, uma tempestade muito forte e totalmente fora de época foi observada. Por volta de 03:00 começou a ficar muito escuro, seguido de fortes rajadas de vento, rajadas de chuva torrencial e trovões vários que abalaram o mosteiro. Após o tempo clarear, arco-íris foram observados por alguns. Similares ocorrências meteorológicas tais foram relatadas em outros lugares também. Mais significativamente a partir do Mosteiro de Rumtek, no Sikkim, a sede dos Karmapas no exílio, onde Kyabje Tenga Rinpoche serviu por tantos anos como mestre-vajra do 16 º Karmapa . Foi relatado de Rumtek, que uma tempestade semelhante ocorreu lá, exatamente ao mesmo tempo que aqui. Chuva, trovões e relâmpagos, cada vez mais distante, persistiram durante toda a noite.
Entretanto, S. E. Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche continua com a transmissão oral dos 21 volumes de Sutras Prajnaparamita, que eram de tão grande importância para Kyabje Tenga Rinpoche. Os nossos lamas estão agora a preparar o Kudung precioso para bênção pública que terá início amanhã, 04 de abril. Entretanto, como aconselhado por Sua Santidade o Karmapa, o ritual de Oferenda ao Guru de S. S. o 16º Karmapa, composto pelo atual 12º Tai Situpa, está em andamento por vários dias. Outros rituais seguirão o mesmo caminho. Restos do Rinpoche estão sendo preparados atualmente para ser transferido para o templo de Tara, no interior do edifício principal do mosteiro.

 

ATUALIZAÇÃO!

A partir de ontem à noite o Precioso Kudung foi movido para o Templo de Tara, no piso superior do mosteiro. A bênção pública tem início hoje, 05 de abril, às 11h00. Acesso ao Precioso Kudung permanecerá disponível diariamente até a cremação, em 18 de Maio de 2012.
Vamos mantê-los informados sobre novos desenvolvimentos. Por favor, voltem para o site com freqüência.

Sherab Drime (Thomas Roth)

 

03 - Adendo inserido na página do site do Monastério de Benchen

 

Como vocês provavelmente podem imaginar, estamos bastante ocupados por aqui, no momento de organizar tudo de forma de agradar e servir melhor ao nosso amado mestre falecido. Ao fazer isso, alguns detalhes escaparam-nos no momento, mas vêm de volta à memória agora, para nos permitir compartilhá-los com vocês antes que eles sejam esquecidos. Eles só servem para mostrar como Rinpoche não pensava em nada, mas o benefício dos outros, mesmo estando ele próprio no maior desconforto e dor!

Em 28 de Março, ainda no hospital, Rinpoche expressou seu desejo de que a transmissão oral dos Sutras Prajnaparamita, solicitada HE Drubwang Sangye Nyenpa Rinpoche, e programada para começar em 02 de abril, deve definitivamente ir em frente sem demora. Rinpoche os consideravam tão preciosos e benéficos que nada deve ficar em seu caminho, nem mesmo a sua própria passagem de distância. Apesar de ser em grande dor e desconforto, parece que Rinpoche viu muito claramente através dos olhos de sua mente como o templo tinha sido preparado para o evento. Ele disse por exemplo que, "Sim, todos as thangkas foram colocadas, muito bom. Mas também diga ao mestre de altar e os seus assistentes para colocarem os enfeites de oferenda encima!" Rinpoche também insistiu ao mestre de altar para preparar as tormas que vão ao altar principal para o evento, da forma mais elaborada e perfeita. Tal era a sua atenção até mesmo no mais ínfimo detalhe, ainda que estando no maior desconforto imaginável ele mesmo!

Em 29 de Março, muito cedo nas primeiras horas da manhã, de volta para casa em seus aposentos, Rinpoche pediu aos presentes para repetirem certos mantras. Ele disse em uma voz muito baixa "Tenpa, você repete mantras Guru Rinpoche. Sherab, você faz mantras Tara. Jinpa, repita o mantra de Namgyalma." E depois de um tempo, ele acrescentou: "Todos os outros, vocês também podem fazer mantras de Namgyalma." Após cerca de vinte minutos Rinpoche disse: "Agora está bom." E a repetição de mantras pôde ser interrompida.

Outro ponto, sobre o estado de saúde do Rinpoche. Tanto antes e enquanto no hospital, a pressão sanguínea de Rinpoche estava extremamente baixa. Mesmo quando administrado medicação para elevar a pressão, ele não respondem ao tratamento de todo. No entanto, algum tempo depois do almoço no dia 29, o médico de nosso mosteiro, Tsering Phuntsok, verificou a pressão sanguínea do Rinpoche e achou que estava muito melhor. Aparentemente, por si só.

 

02 - Uma Breve Súplica para o rápido renascimento de Kyabje Tenga Rinpoche

CHOGTRUL TENGA RINPOCHE
THUG GONG CHÖYING CHIGSE KYANG
LARYANG TENDRO CHICHE LE
TRULPE DASHAL NYUR CHAR SOL

Suprema emanação Kyabje Tenga Rimpoche,
mesmo que tenha imergido sua intenção unificada com o dharmadathu
para o bem da doutrina e dos seres, em geral e em particular,
possa a face como a lua de sua emanação surgir novamente em breve!

Composto por Sangye Nyenpa

 

Esta súplica foi composta por H.E. Sangye Nyenpa Rinpoche nas primeiras horas do dia 30 de Março de 2012 na presença do precioso corpo de Kyabje Tenga Rinpoche, imediatamente traduzida por Sherab Drime (Thomas Roth)

 

01 - Parinirvana do Mui Venerável Tenga Rinpoche
Texto recebido por email, do Comitê do Mosteiro Benchen

O Kudung Preciosa

O Precioso Kudung
(Foto tirada pelo atendente pessoal de Kyabje
Tenga Rimpoche, Karma Sherab Wangchuk)

Kathmandu 2012

Como vocês sabem Kyabje Tenga Rinpoche deu entrada no hospital, na noite do dia 26 de março. No dia 28 as 5:30 p.m. Rinpoche expressivamente afirmou seu desejo de retornar ao monastério. Os doutores o aconselharam fortemente a não fazê-lo, em função da falta de acomodações adequadas e dizendo a Rimpoche francamente que não podiam garantir nada se a escolha dele fosse deixar o hospital. Entretanto, Rimpoche foi firme em sua decisão, o que foi confirmado por conselho do H. H. Karmapa logo após. Uma ambulância foi liberada e Rimpoche chegou ao monastério por volta das 7:00 p.m.

Previamente, enquanto no hospital, a situação de Rimpoche estava bastante insuportável. Ele sentia grande desconforto e tinha que ser movido a cada minuto. Também enquanto na clinica ele não podia dormir nem um minuto. A situação persistiu por um tempo uma vez que ele estava de volta no mosteiro até as 9:30p.m. ele solicitou a Tashi Özer e Sherab Wangchuk que pedisse para todo mundo sair. Por volta das 10:00 Rimpoche pediu especificamente que oito pessoas estivessem presentes: Tenpa Yarpel, Sherab Wangchuk, Jinpa Lodrö, Tashi Özer, Karma, Lama Geleg, Lama Tsöndrü e Söpa Chöpel. Quando eles chegaram encontraram Rimpoche dormindo pacificamente e ficaram quietos em sua presença até a meia noite.

Quando Rimpoche despertou um pouco depois da meia noite, Sherab Wangchuk informou a ele da presença dos oito. Rimpoche foi ajudado a sentar e começou a falar seu ultimo desejo.
Solicitou varias vezes que suas palavras fossem registradas para que não houvesse erros mais tarde. Entre os desejos de Rimpoche um deles era referente a alguns objetos de ouro que ele havia recebido recentemente, que fossem colocados dentro da estatua grande de Maitreya no templo principal e também na finalização do topo do templo. Isto já foi feito.
Não foi imediatamente aparente, mas depois de um tempo, notou-se que Rimpoche não solicitava que o movessem mais. Pelo contrario ele sentou-se bem ereto e quieto e não parecia mais uma pessoa doente. Enquanto Rimpoche previamente sentia muitas náuseas, todo o desconforto se foi e parecia que ele não se sentia mal. Ocasionalmente ele pediu por água ou suco.

Depois de um tempo Tenpa Yarpel foi chamado novamente e Rimpoche deixou bem claro seu desejo de que seu corpo seja cremado. Sendo ainda mais especifico, Rimpoche ordenou que os quatro rituais de fogo para a cremação sejam conduzidos por nossos lamas e monges do Monastério de Benchen , Tsike Chokling Rinpoche, Chökyi Nyima Rinpoche e Tulku Yönten do monastério de  Thrangu e seus respectivos monges.

Novamente um pouco mais tarde, Sherab Wangchuk foi chamado e ordenado a estender as melhores aspirações a todos os seus alunos da Europa, Malásia, Singapura, Taiwan e Indonésia e especialmente a Senhora How Yok Bee, Mr. e Mrs. Peter e Nora Rohde-Kvaede e  Mr. Tim Tashi Boldt e família.

Ainda novamente mais tarde Tenpa Yarpel foi chamado, Rimpoche expressamente afirmou que era seu desejo que Tenpa Yarpel ficasse como Tesoureiro, enquanto Tashi Ozer ficasse como tesoureiro Junior do Mosteiro Benchen. Isto foi escrito para ser assinado.

Por agora, a noite seguia e já o dia 29 de março. As 3:00 a.m. Rimpoche chamou sua sobrinha Karmo. Depois disso Tenpa Yarpel foi chamado novamente e Rimpoche solicitou que Sangyum Dechen, a esposa de  Tsike Chokling Rinpoche fosse convidada para o dia seguinte e Rimpoche enfatizou novamente que queria que os melhores desejos fossem enviados a todos. As 6:00 a.m H. E. Sangye Nyenpa Rinpoche veio e ficou com Tenga Rimpoche até um pouco antes das 9:00 quando  Sangyum Dechen chegou. Rimpoche tomou nota de sua chegada, mas não disse nada. Por volta das 9:30 a.m. ela solicitou a Rimpoche permissão para sair e se foi.

Depois disso Tashi Ozer pediu a Rimpoche como e quando se poderia começar a procurar pela próxima encarnação de Rimpoche. Tenga Rimpoche foi muito claro e explicito dizendo “Pergunte a H. H.  Karmapa! Seu conselho será muito claro.”

Por mais de 28 horas, Rimpoche permaneceu sentado muito ereto e quieto e parecia em profunda meditação. À noite Tenpa Yarpel foi chamado novamente à presença de Rimpoche e solicitado a registrar suas palavras. Foi solicitado por Tenga Rimpoche que Sangye Nyenpa Rinpoche continue a tomar conta de todos os rituais do Mosteiro Benchen, danças e pujas, etc e que tudo continue de forma interrupta no futuro. Tenpa Yarpel então solicitou a que Kyabje Tenpa Rimpoche, por favor, retorne rapidamente, ao que Rimpoche sorriu e balançou a cabeça.

Por volta da 1:00 a.m Tenga Rimpoche mencionou que ele tinha visto claramente seus professores, o 11º Tai Situ Pema Wangchok Gyalpo, o antigo Sangye Nyenpa Rimpoche e o antigo Dilgo Khyentse Rimpoche e o 2º Jamgon Kongtrul Palden Khentse Ozer diante de si. Então, no inicio do dia 30 de Março, as 3:24 a.m hora local exata ele finalmente passou.
H.E. Sangye Nyenpa Rinpoche havia visitado sua habitação muitas vezes antes disso.

Este dia, o oitavo dia do segundo mês Tibetano é o dia sagrado da Salvadora Tara. Quando o momento finalmente veio, Sangye Nyenpa Rinpoche ofereceu as palavras do “Estado Esclarecedor de Thugdam” e as pronunciou diretamente dentro do ouvido de Tenga Rimpoche. De forma adequada, Tenga Rimpoche ajustou sua postura suavemente, colocou suas mãos no gesto de meditação e desde esse momento, entrou em estado profundo de meditação, conhecido como "Thugdam", um estado meditativo que grandes mestres realizados podem entrar depois que seus corpos tenham expirado. Logo depois disso, Sangye Nyenpa Rinpoche liderou a recitação das orações as Três Jóias e especificamente a “Chamada do Lama ao Longe” composta por Jamgön Kongtrul.

Desde então, o precioso conselho de H. H. the Karmapa foi recebido, para se manter o ambiente em volta de Kyabje Tenga Rinpoche em silencio e não permitir visitas ao Kudung, os restos preciosos, por três dias. Nós iremos agir exatamente como a orientação. Sobre o desejo expresso de Kyabje Tenga Rimpoche de ser cremado e por conselho de H. E. Sangye Nyenpa Rinpoche, a data da cremação foi estabelecida para 18 de Maio de 2012.

 

Com os melhores votos,
Comitê do Mosteiro Benchen

 

 

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960