Jardim do Dharma
Bem-vindo ao Jardim do Dharma
topo

MATÉRIA PUBLICADA EM 12/11/2012

 

Bem estar

Na agitação de São Paulo, Jardim do Dharma é um convite à harmonia

Dentro da região metropolitana da maior cidade do país, cravado na Mata Atlântica, lugar se destaca pelas belezas naturais e profusão de detalhes que levam à

Por Sonielson Luciano de Sousa (sonielson@brturbo.com.br)

 

Nos dias atuais, difícil é encontrar quem não reclame da vida pautada por metas inatingíveis e pelo tempo cada vez mais “escasso”. No automático, as pessoas caminham freneticamente de um lugar para o outro e, assim, alimentam esse cotidiano paradoxal que muitas vezes parece querer atropelar o indivíduo. Quase sempre, ao final do dia, há uma pergunta recorrente e incômoda: afinal, para que serve tanta correria e agitação?

 

Ao “atirar-se” de cabeça nesta corrente, aos poucos as pessoas perdem a conexão com o que há de mais sagrado nelas mesmas, ou seja, sua essência e capacidade de se auto-observar. “Isso, provavelmente, é o início de todas as mazelas que afligem as pessoas, desde as doenças mais grosseiras até as mais sutis, relacionadas ao psicológico”, alerta o Lama Zopa Norbu, diretor do Jardim do Dharma, centro de cura espiritual encravado no que restou da Mata Atlântica que margeia a maior região metropolitana do Brasil – a de São Paulo.

 

 

O Jardim do Dharma, por suas próprias características que incluem reserva florestal, clima agradável e silêncio, é um convite à “desaceleração”. Somem-se a isso os ensinamentos espirituais e as práticas de relaxamento oferecidas no local e se tem o primeiro passo para uma mudança de rumo, um “despertar”. “Aqui as pessoas são acolhidas e tratadas para perceberem que o rumo de suas vidas depende da forma como, no momento, elas encaram as circunstâncias que as cercam. E isso só pode ocorrer no silêncio, na auto-observação. A pessoa tem que parar, se curar e, só depois, tomar as decisões. As verdadeiras mudanças começam desse ponto”, diz Zopa Norbu, que recebe centenas de pessoas no Jardim do Dharma, todas em busca de acolhimento, cura espiritual e instruções que variam de técnicas meditativas a sessões de acupuntura e massagens terapêuticas, dentre outros.




Várias frentes
Localizado a 1.100 metros de altura, o Jardim do Dharma tem 30 anos de serviços prestados e, atualmente, é uma referência do Budismo Tibetano em São Paulo. Neste ínterim, já recebeu para retiros – e continua a receber – centenas de grupos de diferentes tradições religiosas.

No local, há uma agenda permanente que inclui, além das sessões de acupuntura e massagens terapêuticas, instruções personalizadas com o Lama Zopa Norbu sobre o desenvolvimento espiritual a ser seguido por cada aluno.

Especificamente sobre o Budismo, é um lugar de cerimônias constantes relacionadas à “Boa fortuna”, “longa vida”, cerimônias para os mortos, cerimônias de purificação, dentre outras.

De quebra, o local ainda oferece uma alimentação saudável e caseira.

http://3.bp.blogspot.com/-b3TDD2jtsls/UKDVcmb-0fI/AAAAAAAAAYg/J9rMikagKrU/s1600/Dharma3.JPG



Tai Chi Chuan
É também no Jardim do Dharma onde provavelmente ocorre o maior programa de formação continuada em Tai Chi Chuan no Brasil. Representante no país (e em toda a América Latina) do Estilo Yang, o local realiza vários retiros de Tai Chi, cursos de capacitação profissional, retiros de “meditação e Tai Chi Chuan” (individual e coletivo) e treinos da ginástica terapêutica Chi Kung (uma espécie de yoga em pé). Centenas de alunos/as de todas as partes do Brasil já passaram pelo local e se beneficiaram ou continuam a se beneficiar das maravilhas proporcionadas pela milenar arte chinesa.

Pela excelência nesta área, os integrantes do Jardim do Dharma mantêm linhas de pesquisas e diálogos com vários profissionais de saúde e acadêmicos, que reconhecem no trabalho da equipe um aliado poderoso para vencer várias patologias da “modernidade”, boa parte delas relacionadas à agitação, falta de foco, “desesperança”.

Numa cidade como São Paulo, o Jardim do Dharma é um norte para quem se propõe a iniciar um verdadeiro processo de mudança.


Para saber mais, acesse:
http://www.jardimdharma.org.br
http://www.sbtcc.org.br

Telefone: 0xx11 3884-8943

 

Jardim do Dharma - Kagyü Dak Shang Chöling
ACESSE TAMBÉM:
Site SBTCC

Instale em seu celular ou tablet o aplicativo do Jardim do Dharma e receba atualizações
CLIQUE AQUI

Encontrou problemas no site? Por favor, CLIQUE AQUI e nos informe.
Ou mande um email para secretaria@jardimdharma.org.br

Este site é melhor visualizado em 1280 x 960